Empenhada em qualificar os servidores aldeenses para otimizar etapas do processo de licenciamento de obras, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Firjan realizaram uma capacitação sobre o projeto Licença 4.0. O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e grupo de acompanhamento do projeto, foi ministrado pelo consultor setorial Alberto Besser na segunda-feira (10/06). A reunião aconteceu na sede da Aciaspa e contou com participação de servidores das Secretarias de Fazenda, Meio Ambiente e Obras.
Representando o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, o gerente operacional Bruno Aguiar deu boas-vindas ao público. “O trabalho da Licença 4.0 está totalmente alinhado ao nosso planejamento estratégico e aos nossos objetivos estratégicos, que é desburocratizar. Fazer com que a indústria e os municípios se desenvolvam é o nosso propósito”, destacou.
A Licença 4.0 tem como objetivo analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar as etapas e a redução dos prazos de tramitação. São Pedro da Aldeia é o primeiro município da Região dos Lagos a implementar a iniciativa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, destacou a importância da Licença 4.0 para o município. “Essa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos dez municípios da Baixada Litorânea e, sobretudo, para São Pedro da Aldeia. Esse é mais um fruto da parceria que temos com a Firjan e o Sebrae. A Licença 4.0 é boa para o Meio Ambiente, para a Fazenda e para todos os setores da Prefeitura. Os servidores são nossos multiplicadores, são eles que farão o processo andar e transformarão o nosso município”, disse.
Assim, o próximo passo serão os encontros práticos de trabalho com as equipes das respectivas secretarias, para a aplicação da metodologia. Participaram do encontro os secretários de Fazenda, Renaldo Martins; de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira; o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Antônio de Andrade; o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth. Pela Firjan, estiveram presentes Rita Perez, Douglas Farias, Luiz Gustavo Tavares Guimarães e Cristiane Magalhães.