O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia fortalece suas ações de cuidado em saúde mental por meio de oficinas terapêuticas gratuitas. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira e buscam promover inclusão, autoestima e autonomia dos usuários, além de fortalecer vínculos sociais e familiares.
Nesta quarta-feira (16/07), os participantes deram continuidade à oficina de musicoterapia, iniciada em julho com a criação do coral “Canta CAPS”. Os integrantes ensaiaram a música “É Preciso Saber Viver”, do cantor Roberto Carlos e regravada pela banda Titãs.
A oficina é conduzida pela musicoterapeuta Thamires da Costa, com encontros às quartas (tarde) e nas quintas-feira (manhã). Durante as aulas, os participantes aprendem a letra com auxílio de material impresso e colaboram na escolha do repertório, de acordo com os gêneros musicais de sua preferência. A primeira apresentação do coral “Canta CAPS” está prevista para outubro.
“Esse é o nosso segundo encontro e está sendo muito proveitoso. Eles me acompanham dentro das possibilidades de cada um. O trabalho flui, porque eles são muito engajados e participativos. Está sendo uma experiência bem bacana dentro da musicoterapia no município de São Pedro de Aldeia, então é uma experiência nova, tanto para mim quanto para eles”, afirmou a psicóloga Thamires.
Além da oficina de musicoterapia, o CAPS aldeense também oferece oficinas de fuxico, poesias, educação física, teatro, artesanato e crochê. O Centro está localizado na Avenida Prefeito Waldir Lobo, no bairro Morro do Milagre.