O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia promoveu uma atividade especial com o grupo “Ouvidores de Vozes” na Trilha dos Cardeiros. A programação, que incluiu um piquenique ao ar livre, integra as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e à prevenção do suicídio.



De acordo com a coordenadora do CAPS, Jaqueline Fernandes, a iniciativa teve como objetivo reforçar a importância da atividade física para a saúde mental. “A atividade física é uma aliada importante da saúde mental, atuando como um antidepressivo natural que reduz o estresse e a ansiedade ao estimular a produção de endorfinas e serotonina. Promove o bem-estar, melhora a autoestima e a qualidade do sono e pode ser integrada a tratamentos profissionais para depressão e outros transtornos, especialmente quando praticada em grupo, para melhorar a socialização e o convívio”, destacou.
O encontro proporcionou momentos de integração, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos, reforçando que cuidar da mente também passa pelo convívio, pelo movimento e pelo contato com a natureza.