Após um mês de funcionamento, a Casa do Papai Noel de São Pedro da Aldeia encerrou suas atividades com mais de 16 mil assinaturas no livro de visitas. A atração, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, fomentou o turismo local e atraiu crianças e famílias à Casa da Cultura para conhecer o Bom Velhinho e conferir de perto todo o encanto da tradicional exposição natalina. Este ano, o encerramento da Casa foi marcado pela realização do concerto natalino da Orquestra Sons da Aldeia, que reuniu mais de 50 músicos da cidade.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o sucesso da edição 2023 da Casa do Papai Noel, que tradicionalmente marca a temporada natalina na cidade. “A gente fica muito feliz por encerrar mais uma edição de sucesso da Casa de Papai Noel. Tivemos uma temporada natalina de muita arte e de muita cultura, onde mais de 100 artistas brilharam na programação, seja no teatro, na dança, na animação cultural e na música. Nosso agradecimento ao prefeito Fábio do Pastel por todo o apoio a esse projeto, aos meus colegas secretários e toda a nossa equipe da Secretaria de Cultura, que trabalhou incansavelmente”, disse.
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
A Casa do Papai Noel ofereceu dezenas de atrativos, que materializam a magia e o encanto do Natal. No espaço, visitantes de dentro e fora da cidade puderam se encantar com as mais de 30 mobílias em estilo colonial, que reforçaram a atmosfera aconchegante e clássica. Os móveis e artigos decorativos foram confeccionados e revitalizados artesanalmente pelo elenco de artistas plásticos da Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Entre os destaques da exposição estiveram a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho, a lareira e a biblioteca cenográficas, o carrossel, um presépio de 1,60 metros de altura em 3D e um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX – um dos destaques da decoração do quarto do Papai Noel. Pelo segundo ano consecutivo, a “Aldeia do Noel” ofereceu diversos cenários instagramáveis e mais brinquedos para a diversão da criançada.
Professora da rede pública no Rio de Janeiro, Tamires Gomes veio da capital para passar férias em São Pedro da Aldeia e aproveitou para conferir a exposição ao lado da mãe, Maria da Glória Gomes, e do afilhado Ramon Queiroz, de 10 anos. “Nós viemos também no ano passado e é sempre uma experiência muito alegre, acolhedora e divertida. É uma cultura que a gente não vê no Rio de Janeiro. Então, chegar aqui e ver tudo isso é maravilhoso. A gente queria parabenizar a Secretaria de Cultura pelo projeto”, comentou.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Moradora da cidade há um ano, a mineira Gilseni Abreu também fez um passeio pela exposição acompanhada dos filhos e do genro. “A Casa está muito bonita. Para mim o diferencial é o quarto do Papai Noel, que está muito bem montado, tem até a roupa dele no guarda-roupas. Ter uma exposição como essa é maravilhoso, porque traz um momento em família, atrai os turistas e as crianças também ficam muito entusiasmadas para conhecer e poder contar que estiveram aqui”, disse.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Quem também aproveitou o último dia da Casa do Papai Noel foi a família Fernandes, do bairro Jardim Soledade. “É a terceira vez que estamos vindo à Casa do Papai Noel nesta temporada. A Casa ficou lindíssima e muito aconchegante. Todos os meus netos já estiveram aqui, tiramos várias fotos. O concerto de encerramento foi lindo e as músicas muito emocionantes”, comentou Vera Lúcia, professora aposentada. “Eu já fui em Casas do Papai Noel de vários lugares, em Penedo, Petrópolis, mas a de São Pedro da Aldeia eu achei a melhor de todas. É um diferencial tremendo saber que foram os próprios artistas da cidade que fizeram esses enfeites. Normalmente, a gente pensa que se gasta uma fortuna, que é tudo comprado ou alugado, e aqui a gente vê um trabalho artesanal. Isso é muito legal”, complementou o filho, o bombeiro militar Marcos Paulo Fernandes.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Na oportunidade, o professor de música e regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, aproveitou para convidar os presentes para prestigiar a agenda 2024 do conjunto, que vem promovendo não só o ensino de música para os alunos integrantes, mas também apresentações gratuitas em bairros, eventos e praças públicas da cidade. O próximo concerto está marcado para o dia 25 de janeiro, às 20h, na Casa do Artesão. “A Orquestra, como eu sempre falo, é dos aldeenses, é da cidade de São Pedro da Aldeia. Por isso, ocupar os espaços públicos e proporcionar o acesso de todos à música é o nosso grande compromisso”, destacou o regente.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA