A Casa dos Azulejos, um dos pontos turísticos mais tradicionais de São Pedro da Aldeia, passa a contar com novo horário de visitação aos sábados: das 12h às 18h. De segunda a sexta-feira, o funcionamento permanece das 9h às 17h. A adequação do horário busca oferecer melhor atendimento ao público, de acordo com a demanda de visitantes. O espaço, de referência histórica e cultural do município, está localizado na Avenida São Pedro, nº 147, no Centro da cidade.
O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, comentou sobre a iniciativa. “A Casa dos Azulejos é um dos nossos grandes patrimônios históricos e culturais, que reflete o passado de São Pedro da Aldeia, ao mesmo tempo em que acompanha o desenvolvimento da cidade. Muito procurado por turistas e visitantes, o espaço segue disponível para visitação todos os dias, exceto aos domingos. Com o novo horário, esperamos melhorar o atendimento ao público e otimizar as visitações”, pontuou.
A Casa dos Azulejos é uma edificação colonial construída em 1847 pela família do fazendeiro português Feliciano Gonçalves Negreiros. Seu design reflete as características típicas das casas rurais portuguesas da época. Para sua construção, foram empregados materiais tradicionais, como uma argamassa composta por argila, conchas e óleo de baleia.


O elemento que torna essa casa única, e que dá origem ao seu nome, é o revestimento de azulejos trazidos diretamente de Portugal. O telhado, por sua vez, foi elaborado com madeira rústica e telhas de barro, moldadas artesanalmente por trabalhadores escravizados no século XIX. Um dos episódios históricos mais importantes relacionados à Casa dos Azulejos aconteceu em 1868, quando a residência recebeu a visita da Princesa Isabel e de seu esposo, o príncipe Gastão de Orléans, Conde d’Eu, durante uma passagem pela região.