Pesquisar

CEAM Daiana Borges qualifica servidores da nova equipe em São Pedro da Aldeia

Garantir a humanização do atendimento e o acolhimento das mulheres que chegam ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher. Esse é o objetivo da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia. Na quarta-feira (14/01), a nova equipe que irá integrar o CEAM Daiana Borges passou por uma qualificação no local. 

O encontro foi conduzido pela coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira e pela coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Damasceno, e contou com a participação da Diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa. Na oportunidade, foram apresentadas as condutas e técnicas necessárias para receberem as mulheres em situação de violência. A qualificação também foi um momento de troca de experiências entre os novos técnicos e a equipe efetiva.

A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira, falou sobre o encontro. “Foi uma tarde bastante proveitosa, em que foi possível discutir toda a dinâmica de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica que chegam até o equipamento. Também conseguimos abordar todas as fases do ciclo da violência e como de fato essa mulher pode sair dessa condição através do apoio da equipe, por meio da condução técnica e do acolhimento humanizado”, destacou. 

Dados de atendimentos

Em 2025, o CEAM Daiana Borges abriu 134 prontuários, que geraram 532 atendimentos ao longo do ano. A violência patrimonial foi a principal queixa das mulheres que buscaram atendimento, seguida por violência psicológica, moral, física e a sexual.

Após o acolhimento e avaliação técnica as assistidas se necessário for são encaminhadas para a rede de saúde mental, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia, CRAS, CREAS ou outros. Além dos atendimentos, o CEAM Daiana Borges também desenvolve e participa de ações externas, como palestras, rodas de conversas, cursos de qualificação, panfletagem, vídeos institucionais, entre outros, com o objetivo de dar visibilidade ao equipamento, aos direitos das mulheres e os canais de denúncia.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui