Search

Centro cultural aldeense abre inscrições para aulas gratuitas de ballet clássico

Atividades são oferecidas como contrapartida da Lei Aldir Blanc para crianças de 5 a 12 anos

Já estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de ballet clássico em São Pedro da Aldeia. As atividades são voltadas a crianças de 5 a 12 anos, com prioridade para estudantes da rede pública de ensino. As vagas são oferecidas pelo Centro Cultural Passos para o Futuro, do bairro São João, como contrapartida da Lei Aldir Blanc. As inscrições ficarão abertas até o dia 14 de janeiro através do preenchimento de um formulário disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura (clique AQUI para acessar o formulário).

As aulas estão marcadas para começar no dia 15 de março de 2022 e serão ministradas uma vez por semana, com dias e horários a combinar com o espaço. Ao todo, são oferecidas 15 bolsas de estudo integrais, sendo oito vagas para a turma Baby, que abrange alunos de 5 a 6 anos, e sete vagas para a turma Juvenil, na faixa etária de 7 a 12 anos.

Durante as aulas, as crianças vão aprender as técnicas básicas do ballet clássico, incluindo saltos e piruetas, além de coreografias e práticas de exercícios de equilíbrio, postura, força, flexibilidade e expressão corporal.

“O nosso objetivo é despertar nessas crianças o gosto pela arte da dança, através do desenvolvimento dos aspectos motores, da musicalidade, da disciplina e da consciência corporal. Será uma excelente oportunidade para descobrirmos novos talentos da cidade e, ao mesmo tempo, promover o convívio social, o aumento da autoestima e o trabalho em equipe”, destacou a diretora e coordenadora do espaço, Claudia Fernanda Dias.

Espaço é coordenado desde 2016 pela pedagoga Claudia Fernanda Dias
Foto:
Divulgação

As aulas terão duração total de seis meses e acontecerão na sede do centro cultural, localizado na Rua Bela Vista, nº 55, no bairro São João. Para participar, é necessário que os alunos compareçam com os materiais e trajes indicados no formulário de inscrição.

Vale lembrar que, havendo maior número de inscritos do que a quantidade de vagas oferecidas, será considerada a ordem de inscrição. Os alunos que ficarem em lista de espera poderão assumir uma vaga, caso haja desistência. Ao término do período de inscrições, os ocupantes das vagas serão contatados pela Secretaria Adjunta de Cultura e o resultado final, com a listagem de todos os alunos inscritos, será divulgado na página da Secretaria Adjunta de Cultura.

Apoio emergencial

Desde 2010, o espaço se dedica ao ensino de modalidades de dança a crianças e adolescentes da cidade, com ênfase no ballet. Com a criação da Companhia de Dança do Centro Cultural Passos para o Futuro, a unidade passou a realizar apresentações em eventos, praças e escolas, além de participações em diversos festivais e mostras dentro e fora do município, conquistando posições de destaque e prêmios para o município.

Assim como aconteceu com dezenas de outras unidades culturais aldeenses, com a pandemia, a suspensão das atividades presenciais e a adoção do fechamento como medida de combate à Covid-19, o espaço se deparou com a dificuldade em garantir a sua manutenção por falta de renda. Segundo Claudia, nesse período, os recursos oriundos da lei emergencial de apoio à Cultura, a Lei Aldir Blanc, foram essenciais para o enfrentamento à crise financeira e retomada das atividades.

“Na pandemia, com a paralisação das atividades, foi muito difícil. Em março de 2020 nós tivemos que fechar as portas e os transtornos financeiros e atrasos no pagamento das despesas foram se acumulando ao longo dos meses. Além disso, tínhamos toda uma programação anual de apresentações, festivais e espetáculos que tiveram que ser cancelados, prejudicando ainda mais a nossa situação. A chegada da Lei Aldir Blanc foi um grande suporte para que pudéssemos nos reerguer e voltar a proporcionar às nossas crianças do bairro São João a oportunidade do acesso ao ballet. O apoio das mães e das famílias também foi fundamental”, ressaltou a diretora.

No último mês, o Centro Cultural promoveu o espetáculo virtual “Dançando a Vida”, também como contrapartida da Lei Aldir Blanc, via inciso 3. A apresentação tem coreografia assinada pela professora Luana Évelyn Guimarães e já está disponível para acesso gratuito no Youtube (clique AQUI para acessar). “Estamos sentindo muita falta do palco e da plateia. Esse espetáculo foi uma forma que encontramos para estar mais perto do nosso público e de valorizar as nossas bailarinas, que merecem todos os aplausos”, finalizou.

Espetáculo virtual reuniu bailarinas e já está disponível no Youtube
Foto:
Divulgação

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui