O Centro de Formação Continuada (CEFOR) sediou, durante toda a semana, a exposição da Formação e Aperfeiçoamento Docente (FORMAD) com trabalhos desenvolvidos pelos professores cursistas do 1º ao 5º ano, ao longo do ano letivo de 2019.
Durante os encontros da Formação, foram promovidas atividades abordando diversos gêneros como a música, cordel, jornal e contos, entre outras. A exposição surgiu da necessidade de mostrar as atividades pedagógicas realizadas pelos professores, em sala de aula, ao público da Rede de Ensino de São Pedro da Aldeia.
A coordenadora do Primeiro Segmento, Vânia Gonçalves, falou sobre a exposição. “Sugerimos que fossem realizados com os alunos pequenos projetos de acordo com o ano de escolaridade e componente curricular. Os trabalhos ficaram lindos e toda a equipe está muito feliz com o resultado. Agradecemos o empenho e dedicação de todos os professores e, em especial, dos nossos alunos”, disse.
O 1° ano abordou o tema “AlfabetiCanção”. Já o 2° ano, trabalhou o projeto “Pequenos Escritores”, enquanto o 3° ano ficou com o “Jornal Escolar” e o 4° ano abordou a “Prática e Ação”. Os professores de Matemática do 1° ao 3° ano fizeram a “Leitura Aliada à Matemática” e os do 4° e 5° ano, “Linguagem Matemática”.
A formadora Cristina Regueira falou sobre a iniciativa. “Nosso Projeto ‘AlfabetiCanção’, realizado com as turmas de 1° ano, teve como objetivo, o resgate das cantigas populares e também desenvolveu a percepção, a coordenação motora, a memorização e o pensamento crítico. No cotidiano escolar, a música vem sendo utilizada como prática pedagógica para alfabetizar as crianças. Ela também pode ser trabalhada em vários componentes curriculares. Várias atividades podem ser sistematizadas através do lúdico”, destacou.
Os encontros tiveram como formadores Cristina Regueira, Renata Castro, Naina Valadares, Valma Marins, Jucélia Rodrigues, Maria Cedro, Juliana Carvalho, Vania Gonçalves, Jardel Silva e Fátima Cristina Oliveira.