Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) aldeenses reabriram para atendimento ao público nesta segunda feira (15), nos horários de 8h30 às 14h. Já os serviços administrativos seguem até a 17 horas. Os equipamentos funcionam três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras, seguindo todas as medidas de prevenção à Covid -19. Os CRAS são ligados à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). Ao todo o município conta com seis centros.
De acordo com a secretária da pasta, Olívia Sá, as atividades coletivas continuam suspensas. “Reabrimos com muita cautela e seguindo à risca todas as orientações das autoridades de Saúde. Não retomamos as atividades em grupos, porque não podemos promover aglomerações. Estamos realizando atendimento técnicos e tirando todas as dúvidas dos usuários que, neste momento, estão necessitando ainda mais da Assistência Social”, informou.
Os Centros de Referência contam com equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogos, que são responsáveis por fazerem a escuta, cadastrar e encaminhar os usuários para serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. O público-alvo acompanhado pelos CRAS são famílias e indivíduos em situação grave, desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.