Search

Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é tema de live

A Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos (SASDH) e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Pedro da Aldeia realizaram, nesta segunda-feira (18), às 19 horas, uma transmissão ao vivo  (live) de uma hora pelo Instagram do CMDCA. Durante todo o tempo foram abordados assuntos pertinentes ao Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e Adolescentes.

De acordo com o a coordenadora de políticas públicas para crianças e adolescentes e presidente do CMDCA, Luciana de Oliveira Corrêa Souza, o objetivo da ação foi alcançada.

“Utilizamos o recurso da internet para passarmos a informação para à população. Tivemos uma boa participação e interação, até mesmo com pessoas de outros municípios. Foram apresentados conceitos sobre o que é abuso sexual e exploração sexual, dados, estatísticas e orientações diversas”, explicou.

A transmissão também contou com a participação da psicóloga e pedagoga, Danielly Espindola, que falou sobre “Os sinais e sequelas do abuso sexual”. Já Luciana abordou “A importância da educação sexual para nossas crianças, como medida de autoproteção”. Ela também discutiu o artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz o seguinte: “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”.

Denúncias

        Para realização de denúncias de forma segura foram deixados dos canais como o disque 100 e 190 e os telefones do Conselho Tutelar Conselho Tutelar são (22) 2627-6570 e (22) 99733-8909.

Origem da data

Dezoito de maio foi instituído oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui