Comissão de São Pedro da Aldeia apresenta projeto da Clínica-Escola do Autista para prefeito de Iguaba Grande

Representantes da Comissão do Autismo de São Pedro da Aldeia participaram de uma reunião na Prefeitura de Iguaba Grande. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto de implantação da Clínica-Escola do Autista para o prefeito Vantoil Medeiros Martins. A iniciativa faz parte de um esforço da Prefeitura aldeense, em conjunto com a sociedade civil e o Legislativo municipal, visando sensibilizar os municípios da Região dos Lagos para a construção de clínicas-escolas voltadas ao atendimento especializado a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). As explanações sobre o projeto foram conduzidas pelos integrantes da Comissão aldeense, o advogado Carlos Magno de Carvalho, representante da sociedade civil e um dos grandes apoiadores do projeto, e o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft. Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Alexandre da Farmácia, integrantes do Poder Público local, membros de entidades associativas, pais e responsáveis de autistas.

Foto: Renato Fulgoni

Na ocasião, o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, apresentou uma série de ações previstas pelo governo municipal relacionadas à implantação da Clínica, nos moldes da unidade de Itaboraí, considerada uma referência no país. “Além de pensar na Clínica-Escola do Autista, a gente também quer atender a família com um conjunto de programações, como a realização de workshops e oficinas de capacitação para o cuidado, em formato de parceria, e um projeto de Cozinha-Escola, tendo em vista que a alimentação é parte fundamental do tratamento da criança com transtorno. Nós precisamos agir no sentido de alcançar as pessoas que estão invisíveis, à margem do processo administrativo público, e que precisam ser alcançadas com as políticas públicas”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito Vantoil, os participantes compartilharam experiências sobre o tema, suas vivências e estratégias eficazes de apoio e tratamento às pessoas com TEA. A apresentação do projeto também já passou pelos municípios de Cabo Frio e Rio das Ostras. “A ideia é sensibilizar os prefeitos da Região dos Lagos para que cada um tenha interesse de fazer um trabalho nesse sentido; queremos mobilizar e fortalecer os municípios. Em Iguaba Grande, o prefeito e o vice-prefeito demostraram apoio imediato à causa”, complementou Alessandro.

Foto: Renato Fulgoni

Em visita anterior a São Pedro da Aldeia, o vice-prefeito de Iguaba Grande, Alexandre da Farmácia, destacou o apoio dado ao projeto aldeense. “O prefeito Vantoil tem um olhar muito especial, muito carinhoso pelas crianças especiais da nossa cidade. Queremos cumprir esse papel de ajuda entre os municípios e Iguaba Grande está à disposição para o que precisar”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

Para discutir a implantação da Clínica-Escola do Autista foi criada, em São Pedro da Aldeia, por meio do Decreto n° 074/2019, uma Comissão destinada ao estudo de viabilidade administrativa, orçamentária e financeira do projeto. O grupo é composto por 11 membros com representações no Poder Executivo, Poder Legislativo e sociedade civil. Além das visitas pontuais aos municípios da região, a Comissão aldeense se reúne na primeira quarta-feira de cada mês, no município, com o objetivo de dar andamento aos processos, definir metas e traçar ações prioritárias em prol da causa.

Foto: Renato Fulgoni

Também participaram da reunião em Iguaba Grande o secretário de Saúde, Valdeci Júnior; a representante do Flore’Ser (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), Tecla Nunes; o secretário de Turismo, Marcelo Durão; a diretora da Associação de Pais Eficientes de Iguaba Grande (APEIG); os integrantes da Comissão aldeense, Lilian Martins, representante da Ouvidoria Municipal; e José Neto, representante da sociedade civil; além da servidora aldeense, Barbara Soutelo.