Search

Comissão Intersetorial sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio realiza palestra sobre “A Valorização da Vida”

Dando continuidade as ações voltadas para a prevenção a automutilação e ao suicídio, foi realizada nesta segunda-feira (11) uma palestra com o tema “A Valorização da Vida”, voltada para alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Capitão Costa. A psicanalista da Cruz Vermelha, Sandra Lopes, foi quem direcionou o encontro, que foi realizado pela Comissão Intersetorial formada pelas secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH); Saúde e Educação. A assessora técnica da Gestão SUAS da SASDH, Aline Aguiar da Silva, a orientadora escolar, Cláudia Guimarães, e a técnica de enfermagem, Elisângela dos Santos Silva, representaram as secretarias envolvidas. A próxima ação vai ser realizada no dia 25 de novembro, na Escola Municipal Francisco Paes. 

“O encontro teve como objetivo realizar uma abordagem mais próxima dos jovens, chamando a atenção para a importância da vida, do momento presente e do planejamento futuro. Durante a palestra, foi falado sobre como agir diante do medo, da ansiedade e dos desafios. Mesmo sendo um assunto delicado, todos estavam muito atentos e participativos”, informou a assessora técnica, Aline Aguiar Silva.   

Cerca de 50 adolescentes entre 11 e 15 anos participaram da palestra. Durante o encontro, foram distribuídos panfletos com mensagens motivacionais, como “A lua é bonita demais para nunca mais ser vista”, entre outras. Também foi realizada uma dinâmica sobre sonhos e metas a curto, médio e longo prazo.

É valido lembrar que a comissão foi criada durante o 1º Fórum Intersetorial Sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio, com o objetivo de continuar o trabalho junto a rede. O Fórum foi realizado no mês de outubro, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e as Secretarias de Educação e Saúde, e foi direcionado as equipes técnicas das secretarias envolvidas.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui