Search

Compromisso com a equidade racial na Educação garante reconhecimento nacional para São Pedro da Aldeia

Município foi contemplado pelo Ministério da Educação com o selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva para as Relações Étnico-raciais

São Pedro da Aldeia continua como uma referência na Educação entre os municípios da Região dos Lagos. A cidade recebeu, do Ministério da Educação, o selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva para as Relações Étnico-raciais, que integra a Política Nacional de Equidade, Ensino das Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). A iniciativa busca promover a equidade racial na educação, valorizando as redes de ensino que trabalham para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola.

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a conquista aldeense. “A Secretaria de Educação celebra a conquista do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que reconhece o empenho do município em promover a equidade racial na educação. Este é um marco importante, fruto de ações concretas voltadas à valorização das relações étnico-raciais e da diversidade no ambiente escolar, em alinhamento com a Lei nº 10.639/2003”, disse.

O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais visa destacar e valorizar, por meio de um selo de reconhecimento, as Secretarias de Educação que se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (modificada pela Lei 11.645, de 2008).

Para a coordenadora de Educação Quilombola, Juliana Pacheco, a E.M Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira teve grande importância na obtenção do selo. “A conquista deste selo reconhece um trabalho de anos. São Pedro da Aldeia possui a primeira escola quilombola do Estado do Rio de Janeiro, com uma proposta curricular que valoriza a história e cultura da comunidade construída com a comunidade quilombola”, comentou.

A também coordenadora de Educação Quilombola, Silvia Goulart, reforçou o trabalho realizado no município. “Além disso, temos um trabalho solidificado na oferta de Formação Continuada em Educação Antirracista e Educação Escolar Quilombola. Isso demonstra o compromisso com a equidade na Educação”, finalizou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui