COMUNICADO – Vacina DTP

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia informa que a vacina DTP será substituída temporariamente pela pentavalente para a vacinação de rotina das crianças de 1 a 6 anos, 11 meses e 29 dias. As doses já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município.

A decisão segue determinação do Ministério da Saúde e foi tomada devido ao atraso na entrega dos imunizantes à rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, a ser realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A substituição de uma vacina pela outra é uma medida em caráter temporário até que se normalize o abastecimento, para que não aconteça interrupção do Calendário Nacional de Vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde esclarece, ainda, que a conduta não causa riscos à saúde.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia pede aos pais e responsáveis que não deixem de vacinar as crianças e reforça a importância das campanhas de imunização para prevenção de doenças imunopreveníveis que, apesar de estarem em controle, ainda apresentam risco para a população.

Sobre as vacinas:

Pentavalente – protege as crianças contra a difteria, tétano, coqueluche (pertussis), hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A DTP + Hepatite B – protege as crianças menores de um ano de idade contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.