Concerto da Orquestra Sons da Aldeia apresenta clássicos natalinos em São Pedro da Aldeia

Evento, promovido pela Secretaria de Cultura, compôs a programação da temporada natalina deste ano

O clima natalino tomou conta da Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, com o concerto de Natal da Orquestra Sons da Aldeia. O evento, que aconteceu na última semana, foi mais uma realização da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia como parte da programação da temporada natalina deste ano. Ao todo, 28 instrumentistas do município, entre aprendizes e professores, participaram da apresentação.

O repertório incluiu canções atemporais, como “Jingle Bells”, “Noite Feliz”, “Primeiro Natal”, “Boas Festas” e “Deck The Halls”, que levaram o encanto e a magia natalina para o público presente. O prefeito Fábio do Pastel acompanhou de perto a programação. “Eu fico muito feliz em ver um projeto como esse acontecendo na nossa cidade, tantos jovens aprendendo música, crescendo e ganhando novos horizontes de vida. O nosso sonho é levar esse projeto para muitos outros bairros. O que nós pudermos fazer para ajudar essas crianças, nós estaremos aqui com essa missão. Parabéns à orquestra, ao secretário Thiago e toda sua equipe da Cultura pelo trabalho magnífico”, disse.

Formada há cerca de três meses, a Orquestra Sons da Aldeia é uma ação inédita lançada pela Secretaria Municipal de Cultura, viabilizada por meio de um Edital de Chamamento Público. O projeto foi criado para difundir a arte da música instrumental no município e reúne alunos dos bairros São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Praia Linda, Porto do Carro, Centro, Estação e Morro dos Milagres. Semanalmente, os aprendizes recebem aulas gratuitas de prática instrumental no polo de formação do bairro São João.

Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a execução do projeto e as expectativas de expansão. “Esta é a segunda apresentação em formato de concerto da Orquestra Sons da Aldeia no município e estamos muito felizes com o projeto. Nessa primeira fase de formação da Orquestra, já temos quase 30 integrantes, entre instrutores e os alunos que passaram pelas audições. A nossa expectativa é que a gente chegue a 500 alunos, jovens e crianças, aprendendo um instrumento e, de repente, trilhando um caminho para uma futura profissão”, ressaltou.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a execução do projeto e as expectativas de expansão
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Moradores há 12 anos da cidade, o casal Paulo Roberto e Joana Motta, com a filha Ester, de cinco anos, curtiram o evento na praça. “Estamos adorando a programação, nunca tínhamos visto algo parecido aqui na cidade no Natal. A apresentação da Orquestra foi muito bonita, acho que São Pedro precisava desse tipo de atração para as famílias”, destacou a mãe.

Quem também compareceu para prestigiar o concerto foi a família Moraes, do bairro Campo Redondo. Acompanhada do esposo e das filhas, a professora de Educação Infantil, Vanessa, expressou o orgulho em acompanhar de perto a evolução da filha mais velha, a trompetista Ana Clara, de 14 anos, uma das integrantes da Orquestra. “É a primeira vez que a Ana participa de um projeto como esse. Ela aprendeu a tocar trompete aos nove anos, na igreja, mas hoje com a Orquestra a gente consegue enxergar uma evolução muito grande, por conta do método mais avançado, com leitura de partituras e a prática de ritmos diferentes, como o samba, o jazz e a Bossa Nova. É gratificante demais ver esse cuidado dos professores com cada aluno. Hoje ela se sente totalmente estimulada a se aprimorar na música. A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa. Isso é muito importante para os nossos jovens, porque serve de inspiração e de incentivo”, disse a professora.

Família reunida: a trompetista Ana Clara ao lado dos pais e das irmãs, que compareceram para prestigiá-la
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Em sua fala aberta ao público, o professor de música e regente da Orquestra, Jorge Rafael Goes, destacou o apoio do governo municipal aos músicos locais. “É maravilhoso quando a cidade apoia e investe na arte e na cultura e é o que a Secretaria de Cultura está fazendo com a música, assim como com outros segmentos culturais que este ano foram contemplados com Editais exclusivos. Eu estou aqui em São Pedro da Aldeia há mais ou menos 15 anos e a quatro anos atrás eu nem ouvia falar de Cultura. Agora, nós temos um trabalho sério voltado para esse setor e a Orquestra é o resultado desse esforço. Sem esse incentivo da prefeitura, muitos músicos da cidade estariam parados, sem uma remuneração, como ficaram por quase dois anos, durante a pandemia. Isso é reconhecimento, é valorização”, afirmou.

Jorge Rafael Goes é professor de música e regente da Orquestra Sons da Aldeia
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Ainda segundo o regente, para o ano que vem a proposta é levar apresentações musicais da Orquestra para praças, escolas e bairros da cidade.

Nova decoração natalina

O público que compareceu ao concerto natalino na Praça Hermógenes Freire da Costa também pôde aproveitar o novo cenário instalado no espaço. Uma árvore natalina de LED de cerca de 10 metros de altura, acompanhada de dois ornamentos temáticos, agora compõe a ornamentação do espaço de lazer e convivência. A árvore da Praça Agenor Santos, conhecida como Praça da Igreja Matriz, também já está instalada, compondo a paramentação de Natal do município. As decorações ficarão na cidade até o início do mês de janeiro.