Aprender sobre o meio ambiente também acontece fora da sala de aula. Para marcar o “Clean Up Day”, a Praia das Pedras de Sapiatiba, que possui Bandeira Azul, foi palco de uma ação de limpeza em toda a faixa de areia nesta sexta-feira (26/09). Os alunos dos 7º e 9º ano da Escola Municipalizada Paineira (Balneário) participaram da atividade, vivenciando uma experiência prática de cuidado com a natureza. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, com o apoio da concessionária de água Prolagos.


Segundo o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, a ação é fundamental. “Precisamos continuar incentivando nossos jovens a serem agentes multiplicadores da preservação ambiental. São eles que vão fazer a diferença no futuro da nossa cidade”, afirmou.
Cerca de 50 alunos participaram da ação, utilizando luvas, sacolas de sisal e de lixo e catalogando o tipo de material recolhido em pranchetas como parte da atividade educativa do dia. Os estudantes percorreram toda a orla da praia e o início da Trilha Translagunar. A iniciativa contou com ponto de hidratação e a presença do mascote Prolaguito, reforçando a importância da preservação ambiental e incentivando os alunos a serem agentes multiplicadores da conscientização ecológica.


Os alunos demonstraram grande entusiasmo durante a ação de recolhimento do lixo, sendo auxiliados por servidores da Secretaria de Meio Ambiente. Ana Karollayne, de 14 anos, refletiu sobre a iniciativa. “É muito legal porque a organização que eles têm aqui é maravilhosa, estamos ajudando o meio ambiente, afinal, é o lugar que a gente sobrevive. Aqui é lindo, querendo ou não a gente tem que cuidar”, comentou.
A ação educativa também serve como uma oportunidade de aplicar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. É o que destaca a professora de Ciências, Victória Zerboni. “Ações da Prefeitura, como essa, são muito bacanas, ainda mais trazendo uma escola que é próxima à lagoa, como a Paineira. É importante trazer essa vivência para os alunos, porque na sala de aula a gente fica muito na teoria e aqui eles podem ver na prática. Além de se apaixonar cada vez mais pela natureza, ver a importância que é preservar um ambiente que é deles também”, destacou.


Participaram da ação a coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, a formadora da Coordenação de Educação Ambiental, Teresa Zambrotti, além de representantes da Prolagos e servidores da Secretaria de Meio Ambiente.