Conscientização ambiental e saúde serão temas de projetos para alunos da rede municipal em 2021

Inicialmente à distância, os projetos serão desenvolvidos nas escolas indicadas após a volta às aulas

A Coordenação de Políticas Preventivas da Secretaria de Educação tem promovido parcerias que irão beneficiar os alunos da rede municipal aldeense. Inicialmente, os projetos serão desenvolvidos à distância, mas passarão a ser presenciais após a normalização das aulas. Nesta segunda-feira (8), duas reuniões foram realizadas para alinhar as ações que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2021.

O primeiro encontro contou com a presença da representante de responsabilidade socioambiental da concessionária Prolagos, Francine Melo. O objetivo foi dar início ao projeto “O caminho das águas”, que trará ao debate dos alunos pautas importantes sobre o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.

Também será realizada uma competição a nível regional, que premiará a escola vencedora com um projetor de imagem e os alunos com uma experiência cultural, podendo ser um passeio em museus ou exposições. O professor responsável por liderar o projeto com a turma vencedora também será premiado com um tablet. O projeto tem a mesma proposta do programa “Saúde nota 10”, que atendeu a diversas escolas da rede durante o ano de 2019.

Também foi citada a volta da gincana “De olho no óleo”, que promove a coleta correta do óleo de cozinha doméstico. A iniciativa visa educar crianças e familiares sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente na rede de esgoto, como o entupimento dos canos da rede e a atração de pragas que podem causar doenças.

O segundo encontro do dia teve como objetivo a organização das ações que serão propostas durante o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE), que une as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, aos adolescentes, aos jovens e adultos da educação básica pública.

Saúde e Educação alinham ações para conscientização dos alunos.
Divulgação: SEMED

O programa, que terá duração de 24 meses, irá abordar temas como a promoção de práticas de atividade física, cultura de paz e cidadania, prevenção de violência e acidentes, e outros assuntos que contextualizem a política intersetorial entre Saúde e Educação.

Ao final, os participantes da reunião sobre o PSE definiram um encontro mensal para planejar divulgações nas redes sociais e aprofundar os temas escolhidos.