Conselho de Cultura elege comissão para Lei Aldir Blanc

R$ 711 mil já estão na conta e expectativa é que beneficiados devam receber em outubro

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), em videoconferência realizada nesta sexta-feira (18), elegeu os dois representantes da sociedade civil que farão parte da comissão que analisará os editais que serão premiados com os 30% dos R$711 mil, já na conta da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Farão parte do grupo, pela Secretaria Adjunta de Cultura e CMPC a secretária adjunta de Cultura Edlúcia Marques, Vanessa de Almeida e Augusto César de Oliveira. Foram eleitos pela sociedade civil o ator e produtor cultural Rodrigo Sena e a agente cultural Tatiana Musse.

Com a verba já em conta, o grupo de trabalho, que está analisando o cadastro dos coletivos culturais com CNPJ ou sem comprovação jurídica, vai finalizar os trabalhos em setembro e os pagamentos devem começar a ser efetuados em outubro. Os CPFs individuais dos agentes culturais também foram analisados, mas o auxílio deles será pago com a verba destinada ao Governo do Estado.

De acordo com a secretaria Edlúcia Marques, foi decidido que dos R$ 711 mil, 70% seriam utilizados para pagamento do auxílio emergencial, mas 30%, como a lei prevê, serão utilizados em editais de projetos culturais.

“Vamos fazer cultura. Começaremos a receber os projetos e o grupo já vai começar os trabalhos, com reuniões a princípio semanais, mas com o andamento, iremos intensificar o ritmo. Alguns editais já serão premiados esse ano, outros, apenas em 2021. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou.