Conselho Municipal de Turismo planeja eleição para nova diretoria

Eleição será convocada após publicação do regimento interno, aprovado em assembleia

O Conselho Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia (COMTUR) se reuniu, na terça-feira (18), para a primeira assembleia ordinária de 2022. O encontro contou com a participação de representantes do setor turístico e do poder público, incluindo a secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco.

O poder público divulgou o novo regimento interno do COMTUR, que foi aprovado por unanimidade. Após a publicação do documento em boletim oficial, será convocada eleição para definir o presidente e dois secretários (1º e 2º).

Segunda a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, a recomposição do COMTUR é uma ação urgente. “O Conselho é paritário porque é de todos nós, ele é um braço forte da gestão de Turismo no município, mas só vamos avançar se estivermos todos juntos. Nós não buscamos um turismo de massa, queremos um bom serviço, resguardando São Pedro da Aldeia”, afirmou.

A reunião abordou, ainda, a adequação de cadeiras do COMTUR. Com a publicação da Lei 2.968, de 04 de novembro de 2021, o Conselho passa a contar com representatividade dos segmentos de serviços turísticos e guias de turismo. Os titulares e suplentes das novas cadeiras foram definidos na mesma assembleia, assim como a suplência do segmento de gastronomia.

Os novos conselheiros são: Fábio Valente (titular – Serviços Turísticos), Vagner Nogueira (suplente – Serviços Turísticos), Lucas Trindade (titular – Guias de Turismo), Carlos Vitor Silva (suplente – Guias de Turismo) e Viviane Vasconcelos (suplente – Gastronomia).

É importante ressaltar que todas as informações referentes ao processo de eleição do Conselho Municipal de Turismo serão divulgadas no site oficial da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo, também foi debatido durante a assembleia. São Pedro da Aldeia está inserido devido à relevância da Casa da Flor, atrativo turístico conhecido internacionalmente, mas a classificação pode avançar com o apoio das empresas do segmento.

Para isso, é importante que todos os envolvidos com o setor turístico, pessoas físicas e jurídicas, estejam inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A equipe municipal auxilia na realização do procedimento, que é gratuito. O atendimento é feito no Centro de Informações Turísticas (CIT), próximo à Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, das 8h30 às 17h.