Controladoria Geral de São Pedro da Aldeia participa de capacitação sobre o Portal da Transparência

A Controladoria-geral (Coger) de São Pedro da Aldeia participou de uma capacitação gratuita e aberta ao público sobre o Portal da Transparência. O evento foi organizado pelo Observatório Social, com apoio do controle interno aldeense e da Câmara Municipal. O assessor especial de gestão, Felipe Abranches, representou a Coger. Durante o encontro, foi abordado o funcionamento da transparência da Prefeitura aldeense e da Câmara Municipal.

foto: Jefferson Viana

A controladora-geral do município, Danielle Prudente ressaltou a importância do evento.

“Esse tipo de capacitação é muito positiva, acerca da propagação do acesso ao Portal da Transparência da Prefeitura e dessa atuação do Observatório Social. Oferecer transparência também é um enfoque da Controladoria-geral, pois é por esse canal que a população pode acompanhar, em tempo real, as ações do município, as receitas e despesas e demais informações disponíveis. Nós estamos sempre aprimorando e aumentando a quantidade e a qualidade das informações do nosso Portal da Transparência”, disse.

foto: Jefferson Viana

O assessor especial de Gestão, Felipe Abranches, falou sobre o tema que foi apresentado pela Controladoria-geral.

“Ficou sob nossa responsabilidade a palestra que ensinou o passo a passo de como usar o Portal da Transparência, quais informações ficam disponíveis, a transparência ativa do município e como o cidadão pode fazer os seus pedidos por meio do e-SIC. Tivemos uma boa participação do público, muitas dúvidas foram esclarecidas nesse evento”, afirmou.

foto: Jefferson Viana

De acordo com a Controladoria-geral da União (CGU), o Portal da Transparência é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública.