CORONAVÍRUS: como manter a higiene sem desperdiçar água

Foto de Edward Jenner no Pexels

O cenário atípico de pandemia do novo coronavírus alterou hábitos de higiene em todo o mundo. Para reduzir o contágio, a população vem adotando uma rotina de cuidados mais intensa, resultado de orientações das autoridades de saúde que, além de indicarem a limpeza das mãos e lavagem de roupas com mais frequência, também prolongaram o período no qual as pessoas passam dentro de suas casas. Essas medidas adotadas para prevenir a Covid-19 e combater a propagação da doença podem ocasionar no aumento de consumo de um bem essencial: a água.

Atitudes simples como a limpeza das mãos, objetos, alimentos e superfícies podem evitar a contaminação, o que torna a água uma aliada importante na prevenção da doença. No entanto, para que a intensificação dos cuidados com a higiene não resulte em um aumento expressivo do consumo da água e, consequentemente, no valor da conta no fim do mês, é indispensável que a população evite o desperdício e adote medidas para se economizar água.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reuniu algumas dicas que mostram ser possível ter um consumo inteligente da água e, ao mesmo tempo, atender as medidas de prevenção exigidas durante a pandemia do coronavírus, mantendo seus hábitos de limpeza e cuidados com a higiene com rigor. Confira:

ENCURTE OS BANHOS

Ficar atento ao tempo que leva para tomar banho é uma medida simples, que pode evitar o desperdício de água. Um banho rápido, que dura apenas o necessário para higienizar o corpo, é o ideal. Não esqueça de desligar o chuveiro sempre que possível, seja para se ensaboar ou lavar os cabelos.

EVITE DESPERDÍCIOS NA HORA DE LAVAR A LOUÇA

Organize os utensílios sujos, ensaboe todos os objetos de uma vez, sempre com a torneira fechada, e só depois os enxague. Lembre-se de lavar os itens menos gordurosos primeiro, para não espalhar a gordura em outros utensílios.

FECHE A TORNEIRA

O cuidado de fechar as torneiras sempre que não estiver usando água é um importante aliado na luta contra o desperdício. Uma pessoa pode gastar cerca de 12 litros de água ao deixar a torneira aberta, portanto, evite esse hábito na hora de escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos.

EVITE LAVAR SUPERFÍCIES COM MANGUEIRA

Dê preferência aos baldes na hora de lavar carros e evite regar plantas com mangueiras, escolhendo opções mais sustentáveis, como uma garrafa pet transformada em regador. Lembre-se de reaproveitar a água usada na máquina de lavar para a limpeza de pisos, paredes, calçadas e quintais.

DIMINUA O USO DA MÁQUINA DE LAVAR

Um consumo consciente também é possível na hora de utilizar a máquina de lavar. Acumular roupas para lavar tudo de uma vez e utilizar o eletrodoméstico na capacidade máxima são alternativas eficazes. Existem, ainda, modelos que oferecem um modo econômico, gastando até 30% menos água e energia.

CORRIJA VAZAMENTOS

Outra forma de evitar o desperdício de água é identificando infiltrações e corrigindo vazamentos. As goteiras são os indícios mais comuns, porém manchas na parede, mofo, pintura com bolhas ou com aspecto umedecido e bolor também podem indicar problemas.

INOVAÇÃO A FAVOR DO CONSUMO CONSCIENTE

Você sabia que o tipo de vaso sanitário utilizado também influencia o consumo de água na sua residência? A descarga com válvula de duplo acionamento foi desenvolvida para liberar água de acordo com a necessidade, o que pode reduzir o consumo e evitar desperdícios.

Além disso, existem dispositivos que reduzem o fluxo de água em torneiras e chuveiros, o que proporciona uma economia maior.