A edição 2024 do Corredor Cultural da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes foi sucesso. A programação é realizada anualmente como parte do calendário de eventos da unidade e tem como objetivo promover a integração entre toda a comunidade escolar, abrindo as portas para os pais e familiares, além de apresentar a evolução dos estudantes. O evento foi marcado por apresentações das oficinas de danças urbanas, dança de salão, danças populares, ballet adulto, ballet baby class, alongamento, teatro, teclado, violão, desenho e pintura. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A diretora da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, acompanhou de perto a programação. “É emocionante e gratificante observar a evolução e o processo de formação artística dos nossos alunos. Os estudantes deram um show de talento, criatividade e alegria nas apresentações. Temos certeza de que, assim como nós da equipe, os pais e familiares que participaram do Corredor Cultural também saíram daqui muito orgulhosos. Só temos que parabenizar os nossos alunos e também o nosso time de instrutores, que têm cumprido com tanto carinho e empenho a nobre função de ensinar, apoiar e incentivar. Agradeço também ao secretário de Cultura, Thiago Marques, e ao nosso prefeito Fábio do Pastel, que têm dado todo o apoio aos projetos e ações da Escola de Artes”, disse.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
O cronograma de atividades incluiu exposição de trabalhos das oficinas de desenho e pintura e performances de dança, teatro e música das turmas do infantil, juvenil e adulto, que movimentaram o corredor da escola. As apresentações no âmbito da escola também visam desenvolver a relação entre artista e público e aprimorar habilidades como criatividade, desenvoltura, expressão vocal e corporal, noção de improvisação e ocupação de espaços.
Fotos: Divulgação
Moradora do bairro Estação, a dona de casa Laila Cardoso acompanhou a filha Lívia, de 10 anos, aluna da oficina de desenho. “Acho uma iniciativa excelente essa aproximação que a Escola promove com os pais. Participar da Escola de Artes tem sido uma grande oportunidade e uma experiência maravilhosa para a minha filha. Ela tem gostado bastante e evoluído cada dia mais na técnica do desenho, principalmente na parte da concentração. A Escola tem instrutores de excelência e o professor Diângelo é sensacional. Só tenho a agradecer a Prefeitura por esse projeto”, destacou.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Matriculada desde o início do ano na oficina de teatro juvenil, a jovem Clara Nunes Siqueira, de 16 anos, contou sobre a experiência em participar, pela primeira vez, do Corredor Cultural. “A preparação para o Corredor Cultural foi muito produtiva e, mesmo com poucos ensaios, conseguimos fazer uma ótima apresentação. Fizemos uma adaptação da peça ‘A Quadrilha’ de Jomar Magalhães, onde eu interpretei a personagem Lili. Na Escola de Artes também tive a oportunidade de fazer a personagem da narradora, da peça ‘Casamento na Roça’, que apresentamos na festa junina desse ano. Desde então, eu tenho me animado para participar de outras peças e apresentações. A oficina de teatro tem me ajudado muito a ser menos tímida, a falar com mais desenvoltura e também a me expressar melhor. A professora Anna Fernanda tem nos ajudado muito com isso. Fazer parte da Escola de Artes tem sido simplesmente uma das melhores experiências que já tive”, disse.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Em 2024, mais de 100 turmas foram abertas na Escola de Artes Municipal, oportunizando, gratuitamente, o acesso à formação artística para centenas de alunos aldeenses. O período de inscrições ocorre no início de cada ano, com calendário previamente divulgado no site oficial da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail escoladeartes@pmspa.rj.gov.br.