Atividade física unida à conscientização para o combate à violência contra a mulher, assim foi o domingo (20/07) em São Pedro da Aldeia. O município recebeu a Corrida Federal Rosa, promovida pelo Instituto Federal Kids com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Na ocasião, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal realizou uma ação com panfletos informativos incentivando a denúncia e a prevenção à violência doméstica.
O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, destacou a rede de proteção à mulher no município e a importância da atividade física para qualidade de vida. “É muito importante levantar essa bandeira do combate à violência doméstica, porque, infelizmente, ainda são muitos casos. Temos em nossa cidade a rede de apoio à mulher, desde a Patrulha Maria da Penha, até o CEAM Daiana Borges, que oferecem acolhimento e orientação, mostrando todas as defesas que ela pode ter. Além de incentivar a prática de atividade física, que promove saúde, tanto física, quanto mental”, apontou.

O delegado da Polícia Federal, Felício Laterça, acompanhou todo o evento e entregou as medalhas aos participantes que concluíram o trajeto. “São Pedro da Aldeia está de parabéns. Quero agradecer à Prefeitura, ao nosso prefeito Fábio do Pastel. A Praça Hermógenes Freire da Costa está linda, toda colorida de rosa, todo mundo vestindo a camisa. Trabalhei muito por todo o estado do Rio e São Pedro da Aldeia é uma cidade querida. Estamos caminhando nos municípios que querem e reconhecem a importância de defender a causa do combate à violência contra a mulher. Então, a gente une o esporte com a conscientização”, comentou.
Corredor há 45 anos, o aldeense Nilo Sérgio da Silva participou do evento e destacou que, quando tem uma causa tão importante, a corrida tem um valor a mais. Isaías de Carvalho da Silva, atleta de 15 km, também marcou presença na corrida. “Expectativa ótima, vim dar o meu apoio a esse evento maravilhoso. Vamos todos lutar contra o feminicídio”, comentou Isaías.

Quem ainda não tinha experiência também aproveitou o evento. Eyshila Bento Reis de Carvalho, moradora do bairro Porto da Aldeia, levou o marido, Cristiano Rangel de Carvalho Reis, e as primas. “É a minha primeira corrida da vida e estou muito empolgada. Trouxe a família e até meu marido, que tinha ficado na dúvida se poderia vir, mas insisti que sim. Os homens também precisam participar da luta pelos direitos das mulheres. Estamos muito contentes de participar”, afirmou.

Mais de 200 quilos de alimentos não-perecíveis foram arrecadados durante o evento, sendo divididos entre a organização da corrida e a Prefeitura. Os 109 quilos de alimentos destinados ao município foram levados à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para a devida distribuição.



A iniciativa foi dividida entre percurso de três quilômetros (caminhada) e cinco quilômetros (corrida) e todos receberam medalhas de participação, reforçando o propósito inclusivo e coletivo. O evento contou com o apoio das Secretarias de Saúde e de Segurança e Ordem Pública, com ambulância e equipe médica, além de agentes da Guarda Civil Municipal auxiliando os participantes durante todo o percurso.
Representando a Câmara Municipal, os vereadores Moisés Batista, Mislene Conceição, José Victor Coutinho da Costa e Márcio Soares também estiveram presentes no evento.


