Covid-19: drive-thru solidário segue até o domingo (19) com novo público

Mutirão de vacinação irá iniciar a aplicação da dose de reforço (D3) para moradores com 80 anos ou mais

O Drive-thru Solidário de Vacinação continua a imunizar a população de São Pedro da Aldeia neste domingo (19) com uma novidade. Além do público-alvo deste sábado (18), o evento dá início à aplicação da dose de reforço (D3) no município. A terceira dose da vacina estará disponível para os idosos com 80 anos ou mais que residem na cidade e vacinaram-se com a segunda dose (D2) há, pelo menos, seis meses (entre 20 de janeiro e 19 de março deste ano).

Mais de 120 funcionários municipais atuaram no drive-thru,  dentre eles servidores das Secretarias de Saúde e Assistência Social,  Guarda Municipal,  entre outros.

A força-tarefa será realizada até o domingo (19) no estacionamento da loja de departamentos Havan, localizada no bairro Campo Redondo, das 8h às 13h.

Além de garantir o avanço da vacinação em massa na cidade, a ação vai proporcionar atos de solidariedade entre moradores. Todos os participantes poderão doar alimentos não perecíveis, cobertores e agasalhos. Os produtos arrecadados serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social para distribuição aos assistidos por dispositivos oficiais do nosso município como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fotos: Bruninho Volotão/PMSPA

O acesso ao mutirão é pela Estrada dos Passageiros, na área de carga e descarga, nos fundos da loja, com saída pela RJ-140. A gestão municipal ressalta que os cidadãos devem seguir os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e higienização frequente das mãos com álcool em gel. No ato da vacinação, é necessária a apresentação de documentação pessoal com foto, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

A vacinação foi realizada em seis fileiras, com profissionais realizando o cadastro e aplicando a vacina. Uma mesa foi exclusiva para pedestres. O fluxo de carros ocorreu sem entraves durante todo o evento.

O prefeito, Fábio do Pastel, reforçou o comprometimento da equipe municipal. “É muito bom ver que o compromisso de vacinar o máximo de pessoas possível não é só meu e da secretária de saúde, Maria Márcia Fontes, é de todos vocês. Sempre digo que uma andorinha só não faz verão. Se não fosse pelo suporte técnico de vocês tudo isso não seria possível. O que eu ouço do trabalho dos servidores da saúde em nosso município me deixa maravilhado. Parabéns e continuem o bom trabalho”, relatou.

Jovens convocam população para imunização

Com 18 anos, Cauã de Andrade, recebeu a primeira dose da vacina neste sábado (18) e destacou a relevância da população apta a receber o imunizante buscar a vacinação. “Estava ansioso para receber a vacina. É muito bom saber que já estou com a primeira dose. Tem pessoas que ainda não tomaram, e é muito importante que todos se vacinem. Agora é manter os cuidados e retornar para a segunda dose”, disse.

Já Ivan Guilherme, também de 18 anos, morador do bairro Flexeira ressaltou que estava ansioso para tomar a primeira dose. “É o primeiro passo para acabar com a pandemia e tudo voltar ao normal”.

Adriana Moutinho, moradora do Balneário, trabalha na área da saúde há 22 anos e veio acompanhar o filho, Rodrigo Moutinho de 23 anos. “Hoje eu vejo que valeu a pena dedicar a minha vida ao SUS”, apontou Adriana. “É ótimo receber a imunização, ainda mais pelo SUS. A vacinação é muito importante para a saúde de todos. E continuam todos os cuidados até recebermos a informação do Ministério da Saúde que já está tudo certo”, ressaltou Rodrigo.

Avanço na imunização

O casal Márcia Cristina Martins Franco, 53 anos, e Darci Franco Junior, 56 anos, que se vacinou com a primeira dose no “Arraiá Xô Covid”, garantiu o primeiro lugar na fila para completar a imunização com a segunda dose neste sábado (18). Acompanhados por Erika Gonçalves, 38 anos, que também veio em busca da D2, Márcia e Darci destacaram a importância do avanço na imunização na cidade.

“Viemos no primeiro drive-thru que o município promoveu e, agora que chegou a nossa vez de tomar a segunda dose, estamos aqui de novo. É uma alegria poder receber o imunizante e acompanhar o avanço da vacinação no nosso município”, aponta Márcia.

A agente de saúde do bairro Colina,  Cristiane Turques, atua há 19 anos na área e comentou como foi participar do mutirão. “É meu primeiro drive-thru e essa participação é muito importante, porque aqui a gente conhece as pessoas e atua direta e indiretamente neste grande evento de vacinação.  Nosso principal objetivo é ajudar ao próximo”, relatou.

Além dos servidores da saúde, o mutirão teve a participação das polícias Civil e Militar,  Defesa Civil, Guarda Municipal e Marinha. O evento contou, ainda, com a colaboração do Terê Frutas, Costa Azul, Sunset, Boi Bom, Marbela, Gabi Descartáveis e Prolagos.