Covid-19: município ganha reforço de profissionais da Saúde para campanha de vacinação

Convênio foi assinado com a Prolagos e a Cruz Vermelha e vai agilizar a aplicação de vacinas
Autoridades firmaram parceria nesta sexta-feira (3) | Foto: Bruninho Volotão/PMSPA
Autoridades firmaram parceria nesta sexta-feira (3) | Foto: Bruninho Volotão/PMSPA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia firmou uma parceria com a Prolagos e a Cruz Vermelha nesta sexta-feira (3). O município irá receber o apoio de duas equipes técnicas para atuarem na campanha de imunização contra a Covid-19 da cidade por dois meses. A ação faz parte do movimento nacional Unidos pela Vacina, que tem como objetivo viabilizar a campanha de vacinação.

O prefeito, Fábio do Pastel, e a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, receberam o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, e o presidente da Cruz Vermelha do Estado do Rio de Janeiro, Victor Marcelo para assinarem o termo de cooperação. Na reunião, as equipes técnicas de cada entidade e do município estabeleceram os últimos detalhes.

“Quero agradecer imensamente ao diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, e ao presidente estadual da Cruz Vermelha, Victor Marcelo. É motivo de muita alegria receber o movimento Unidos Pela Vacina. Essa união é de extrema importância para o município neste momento de pandemia. Com a parceria, vamos poder atender à população com mais rapidez. Juntos, vamos conseguir fazer um país melhor”, apontou Fábio.

Na ocasião, também entrou em pauta a vinda do ônibus de imunização da Cruz Vermelha para o município ainda neste mês de setembro. Além do apoio à vacinação contra a Covid-19, o equipamento disponibiliza outros serviços. Outro ponto debatido na reunião foi a realização de um novo drive-thru de vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A escolha do tipo de apoio foi definida em um encontro realizado anteriormente para levantar as principais dificuldades do município em relação à vacinação. A prefeitura pontuou a necessidade de pessoal qualificado, pois os profissionais que atuam na aplicação de doses também trabalham nos postos de saúde.

Como funciona a parceria

Serão incluídas nas ações de imunização da cidade duas equipes com um enfermeiro e um técnico de enfermagem cada. Os profissionais da Cruz Vermelha, contratada pela Prolagos, irão reforçar a campanha de vacinação no município por dois meses.

Com o reforço dos profissionais, a Secretaria de Saúde irá estender o horário de vacinação do São Pedro Esporte Clube (SPEC). A partir da próxima quarta-feira (8), a aplicação de doses irá ocorrer das 8h ao meio-dia e seguirá das 14h às 17h.

Os enfermeiros Henrique Francisco Rodrigues e Cristina Vidal, e a técnica de enfermagem Bárbara dos Santos Rodrigues então entre os profissionais escalados para atuarem na cidade.Os três possuem identificação com a cidade. Henrique possui 28 anos de trajetória no município, e Bárbara escolheu a profissão seguindo os passos do pai. Eles celebram o orgulho de prestar apoio ao município neste momento de pandemia. Já Cristina destaca que seguiu com a família para São Pedro da Aldeia e não quis mais sair.  “É muito gratificante, estamos aqui para somar e ajudar a nossa população”.

Participaram da conversa a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira; a diretora de Enfermagem, Cristina Amaral; a secretária executiva de Atenção Básica, Izilda Maria Amaro. O chefe de gabinete da prefeitura, Moisés Batista e a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Sandra Peres.

Representando a Prolagos, estiveram presentes o gerente e a coordenadora de Responsabilidade Social, Ricardo Azevedo e Simony Dias, respectivamente.

Também esteve presente a equipe da Cruz Vermelha do Estado do Rio de Janeiro, como a diretora suplente, Márcia Tostes; o chefe de gabinete, Rodrigo Teté e  o coordenador patrimonial Paulo Vasconcelos.

youtube views kopen
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email