A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vacinou 486 idosos de 75 anos ou mais entre esta segunda (15) e terça-feira (16). A partir desta quarta (17), será a vez dos moradores de acima de 74 e 73 anos, seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Saúde (confira a tabela e os locais de vacinação abaixo). A imunização ocorre de forma decrescente, de acordo com os dias da semana, em oito bairros. Ao todo, 3.297 cidadãos da melhor idade já receberam a primeira dose da imunização no município.
Confira o cronograma de vacinação nos postos:
Quarta-feira (17/03): idosos de 74 anos ou mais;
Quinta-feira (18/03): idosos de 74 anos ou mais;
Sexta-feira (19/03): idosos de 73 anos ou mais.
Confira os postos de vacinação:
Esf Botafogo: Rua da Paz, nº 7, ou Rodovia Amaral Peixoto, Km 118, nº 07 (fundos);
UBS Rua do Fogo: Rua Jairo Azevedo , s/n. Rua do Fogo;
UBS Poço Fundo: Estrada do Boqueirão s/n- Poço Fundo;
Esf Campo Redondo: Rua Luiza Terra, s/ nº – Campo Redondo;
Esf Ponta do Ambrósio: Rua Antônio Luiz Araújo, nº 120 – Ponta do Ambrósio;
Esf Alecrim: Estrada do Alecrim, nº 80 – Alecrim;
UBS Mossoró: Rua: Ramiro Antunes, s/n, Mossoró
Esf Colinas: Rua da Colina, nº 370.
Os postos de atendimento funcionam entre as 8h e as 15h. Para receber a vacina é necessário a apresentação de documentação pessoal com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência.
A prefeitura destaca que cada frasco da vacina contém dez imunizantes. Para evitar desperdício das doses, apenas será permitida a abertura de novos frascos até as 14h. Após esse horário, a abertura acontecerá se houver espera de dez pessoas ou mais aptas para receber a vacinação.
Segunda dose da vacina disponível nos postos:
Os idosos que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac e estão dentro do prazo de 14 e 28 dias após a aplicação, estão aptos a receber a segunda dose necessária para a imunização completa da doença. Os cidadãos devem procurar as unidades de saúde listadas acima para receber a vacina. Quem foi vacinado pela Oxford/AstraZeneca têm prazo de até 90 dias para aplicação da segunda dose.
Aqueles que foram imunizados de forma domiciliar e desejam receber a segunda dose em domicílio, devem fazer o agendamento também nas unidades de saúde relacionadas
Todos que recebem as vacinas são catalogados para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura daqueles que recebem as doses ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação.
O recebimento domiciliar das vacinas para idosos acima de 81 anos segue pelo WhatsApp. Para receber o imunizante, o público-alvo deve fazer a solicitação por meio do número (22) 99617-5923 ou nas unidades básicas de saúde do município. É necessário informar o nome do idoso, data de nascimento, Cartão do SUS, endereço e telefone no ato do cadastro. O número disponibilizado é destinado apenas para o procedimento.