Search

Covid-19: vacinação em pessoas com comorbidades e em de idosos de 60 anos ou mais seguirá a partir de segunda-feira (10)

Secretaria de Saúde alerta que continuação do cronograma depende do recebimento de novas doses
VACINAÇÃO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA
Cronograma de vacinação segue em São Pedro da Aldeia -Foto: Bruninho Volotão/PMSPA

São Pedro da Aldeia continua com o cronograma de imunização contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira (10), segue a aplicação de vacinas em pessoas com comorbidades, em idosos de 60 anos ou mais, em profissionais de saúde atuantes que residam no município acima de 30 anos, além da aplicação da segunda dose da vacina (D2), necessária para imunização completa da doença, para os moradores aptos. O cronograma é válido até a quarta-feira (12).

A campanha segue nas escolas municipais Manoel Moraes da Silva, no bairro Campo Redondo, e Professora Miriam Alves Guimarães, no bairro Fluminense, das 8 às 12h. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação segue as recomendações estaduais e nacionais. 

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a continuação do cronograma de vacinação, bem como a inclusão gradativa de novos grupos, acontecerá de acordo com a chegada de novas doses de vacinas, enviadas pelo Governo Estadual. 

Grupos Prioritários:

Pessoas com comorbidades:

– Moradores entre 55 a 59 anos que possuam alguma doença em conjunto com outra (Deve-se apresentar a comprovação da comorbidade);

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 55 e 59 anos. (Deve-se apresentar a comprovação de inscrição no programa);

– Pessoas com doença renal crônica em processo de diálise; 

– Pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos;

– Puérperas com comorbidades a partir 18 anos;

– Gestantes a partir de 18 anos com comorbidades;

– Portadores de HIV a partir de 18 anos;

Idosos

– 60 anos ou mais

Profissionais de saúde

– Que estejam em atuação e residam no município acima de 30 anos

Segunda dose (D2)

– Para aqueles que receberam a primeira dose do imunizante (D1), que foram vacinados no município, com a devida comprovação, e estão dentro do prazo para tomar a D2. (Coronavac – entre 14 a 28 dias após o recebimento da D1. Oxford/AstraZeneca – a partir de 90 dias após a D1). 

Grupos prioritários podem se dirigir a locais específicos para se vacinar

Além das duas unidades escolares disponíveis para a vacinação, alguns grupos prioritários têm uma segunda opção de local para a realização do procedimento. 

As gestantes a partir de 18 anos poderão receber a dose na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), às sextas-feiras, das 8h às 12h. O local funciona na Rua do Porto, 36 – Centro.

Puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) com comorbidades, podem procurar a Sala Central de vacinação, que fica na Travessa Getúlio Vargas, no Centro, de 8h às 12h, na segunda e na quarta-feira.

Pacientes com doença renal crônica, em processo de diálise cadastrados no Tratamento Fora Domicílio (TFD), poderão receber a vacina em domicílio. A Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato para agendamento da aplicação da dose. 

Pessoas portadoras de HIV poderão procurar o Departamento de Doenças Infectoparasitárias (DIP), às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, ou às sextas-feiras, das 8h às 15h.

Os demais casos devem ser atendidos nas unidades escolares até que um novo cronograma seja divulgado. Não haverá prioridade de atendimento aos públicos nas escolas. 

Documentos e procedimentos necessários para receber a vacina

É necessário que a população siga as recomendações sanitárias no ato do procedimento, como o uso de máscara e higienização das mãos. Todos moradores devem apresentar documentação pessoal com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Alguns casos necessitam, ainda, de comprovantes específicos. Confira:

Pessoas com comorbidades: exames, receitas mais recentes, relatórios e prescrições médicas que comprovem as doenças;

Profissionais da área da saúde: carteira profissional atualizada;

Segunda dose (D2): comprovante de recebimento da primeira vacina (D1), no município.

Todos que recebem as vacinas são catalogados para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura daqueles que recebem as doses ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação.

Veja quais casos de comorbidades incluídos como prioritários para a vacinação pelo Ministério da Saúde:

– Diabetes mellitus;

– Pneumopatias crônicas graves;

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

– Hipertensão arterial estágio 3;

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

– Insuficiência cardíaca (IC);

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

– Cardiopatia hipertensiva;

– Síndromes coronarianas;

– Valvopatias;

– Miocardiopatias e Pericardiopatias;

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

– Arritmias cardíacas;

– Cardiopatias congênita no adulto;

– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

– Doença cerebrovascular;

– Doença renal crônica;

– Imunossuprimidos;

– Hemoglobinopatias graves;

– Obesidade mórbida;

– Síndrome de down;

– Cirrose hepática.

Vacinação dos profissionais de segurança é suspensa

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia informa que, devido a um ofício enviado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a vacinação contra a Covid-19 em profissionais de segurança está SUSPENSA até segunda ordem.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui