Search

CRAS Porto da Aldeia tem programação especial para idosos do serviço de convivência

Iniciativa foi realizada pela Secretaria de Assistência em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) se uniram em uma programação especial. O evento foi direcionado aos idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Palmiro Gomes, no bairro Porto da Aldeia. Durante a ação, foi apresentada a oficina de dança dos idosos e compartilhadas orientações sobre a importância e a função do CMDI.

O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Estiveram presentes os conselheiros Marcelle Biondini, Sandra Fortuna, Beatriz Costa, Edmilson Bittencourt e as representantes da Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais, Indiara Falcon e Ágata Acioly.

A coordenadora do CRAS, Naiara Rios, falou sobre a iniciativa. “É muito importante a abordagem do Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, explicando como funciona o conselho e o papel deles na sociedade civil. Em nosso equipamento, temos a oficina de dança do Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, que hoje conta com 50 idosos, sendo importantíssimo falar com eles diretamente para que compreendam que são eles que vão apresentar as propostas para políticas públicas para os idosos”, destacou.

Na oportunidade, o assessor especial da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, parabenizou a todos os idosos pela importante data celebrada. “Fazemos parte do CMDI, representando a Secretaria de Governo e o Gabinete do Prefeito. Quero ressaltar que muitas demandas se resolvem através das reuniões do conselho, pois são colhidas nos bairros e levadas para as nossas reuniões, por isso, a importância da participação de todos os idosos. Aqueles que não puderem participar dessas reuniões, usem a internet para podermos nos comunicar. A Secretaria de Assistência Social faz um excelente trabalho em todos os CRAS, ouvindo as demandas”, ressaltou.

Para a facilitadora em dança que atua no equipamento do Porto da Aldeia, Sandra Mendonça, a dança garante mais qualidade de vida para todos e, principalmente, para os idosos. “A oficina de dança no CRAS é intergeracional, mas nosso fluxo maior é de pessoas idosas, trazendo uma qualidade de vida e interação entre eles. Hoje em dia vivemos atrás dos muros e o CRAS proporciona essa convivência com os nossos idosos”, afirmou.

Conhecido como Papai Noel, Levi Celso de Araújo Poul é um dos frequentadores assíduos da dinâmica de dança.“Essa celebração é muito importante para lembrar os idosos, que eram esquecidos e agora começaram a exercer os seus direitos”, comentou.

CONHEÇA O CMDI

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Pedro da Aldeia é um órgão autônomo, normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa dos direitos da pessoa idosa, de composição paritária entre governo e sociedade civil, criado pela Lei 2.563, de 16 de outubro de 2014.

O funcionamento do CMDI é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e as reuniões ordinárias acontecem às segundas terças-feiras de cada mês, de forma presencial e aberta ao público, a partir das 15h. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no número (22) 2627 4550 ou com o CMDI pelo e-mail conselhodoidosospa@gmail.com.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui