O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamento ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, reabriu para atendimento presencial ao público nesta segunda-feira (01). Inicialmente, a unidade vai funcionar três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 17h. Devido a pandemia do Coranavírus, o CREAS mantém suspensas as atividades em grupo.
De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, todos os servidores estão trabalhando com os devidos equipamentos de proteção individual. “As máscara e álcool em gel fazem parte da nossa nova rotina e não é diferente na execução das atividades do CREAS. Também existe a preocupação do local de atendimento, que passou ser mais ventilado”, explicou.
Segundo a Coordenadora do equipamento, Eliana Rosa, os cuidados também visam a preservação da saúde dos usuários. “No primeiro dia de retorno ao atendimento, recebemos seis pessoas, que chegaram no mesmo horário. Solicitamos que entrassem um de cada vez, sempre mantendo o distanciamento de um metro. São medidas necessárias no momento”, informou.
O Centro de Referência faz parte da proteção social especial que é uma modalidade de atendimento destinada a famílias que já se encontram em situação de risco pessoal e social que ocasionam violações de direitos. As principais ações do CREAS são acolhida; escuta; diagnóstico socioeconômico; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais com resolutividade; orientação sociofamiliar; atendimento psicossocial; informação, comunicação e defesa de direitos; apoio à família na sua função protetiva; acesso à documentação pessoal; mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; mobilização para o exercício da cidadania estímulo ao convívio familiar, grupal e social; mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; dentre outros.