Cruz Vermelha é parceria da Prefeitura no combate ao coronavírus

A Cruz Vermelha, entidade de trabalho voluntário em ações sociais, de primeiros-socorros e comunitárias, cujo dia internacional é comemorado nessa sexta-feira, 8 de maio, vai atuar, em São Pedro da Aldeia, no auxílio ao trabalho de desinfecção de logradouros públicos, no combate ao coronavírus.

De acordo com o presidente da entidade no município, Victor Marcelo, o trabalho será desenvolvido em parceria com o Governo Municipal e a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, onde haverá treinamento para pulverização do material higienizador.

“A Cruz Vermelha está, nesse momento, bastante focada nas ações contra a proliferação do coronavírus e seus efeitos sociais. Além das ações na área da Saúde, estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos na distribuição de cestas básicas, com controle de cadastros a fim de que não haja duplicidade na distribuição pelos dois órgãos” explicou.

Nova sede

Com a ampliação das tarefas devido à pandemia, além da sua sede oficial, localizada na Rua Capitão Costa, sem número, ao lado do campo de futebol do SPEC, a Cruz Vermelha também está funcionando provisoriamente, pelo período de três meses, em outra sede mais ampla, na Rua Marques da Cruz, 155, Centro, a 100 metros da sede da Prefeitura.

De acordo com Victor Marcelo, são inúmeras as parcerias entre a Cruz Vermelha e o governo municipal e envolve quase todas as secretarias, passando pela Saúde, no apoio a grandes eventos, Esporte e Lazer, nas competições esportivas, na Educação, com primeiros-socorros, entre outras.

“Nós atuamos no município desde 2006, mas oficialmente, apenas a partir de 12 de agosto de 2009. Nessa atual administração municipal, temos uma parceria na qual nos foi cedida uma sala para desenvolvermos nossos trabalhos e a nossa contrapartida é atuar em conjunto dentro de nossa área de atuação” explicou.

História

A Cruz Vermelha Internacional foi fundada na Suíça, em 1863, onde fica sua sede até hoje. Surgiu como organização de assistência a soldados feridos, expandiu sua atuação e, atualmente, é uma das organizações mais respeitadas do mundo. Foi premiada três vezes com o Prêmio Nobel da Paz (1917, 1944, e 1963) por seus trabalhos. A Cruz Vermelha Brasileira foi criada em 1908 e teve como primeiro presidente o sanitarista Oswaldo Cruz. O dia 8 de maio foi estabelecido como Dia Internacional da entidade em homenagem ao seu fundador, Henry Dunant, nascido nesta data no ano de 1828, em Genebra.