Os cuidadores de alunos especiais, recém-empossados na rede municipal de São Pedro da Aldeia por meio do concurso de 2019, recebem treinamento sobre deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O objetivo é contribuir na qualificação dos servidores na rotina escolar. Dividido em turmas para assegurar os protocolos de enfrentamento à Covid-19, o curso é uma parceria entre o Centro de Formação Continuada e a Coordenação de Educação Inclusiva.
A qualificação é ministrada pela coordenadora Simone Soares com o apoio dos grupos de Supervisão e Orientação Pedagógica. Entre as principais pautas discutidas entre os cuidadores, estão a abordagem inicial ao aluno e os tipos de deficiências atendidas na rede municipal.
“O objetivo do curso é suscitar discussões saudáveis e o ato de educar visando à inclusão. Através das diversas pautas, citamos o diário de bordo e os vínculos por meio da adaptação escolar”, disse Simone.
Além de despertar reflexões sobre o processo de cuidar e educar na perspectiva inclusiva, o curso ainda aborda temas como atribuições do cuidador de aluno especial; orientações referentes à locomoção, conforto, segurança, autonomia e independência dos alunos; estratégias de comunicação e orientações para interagir com o aluno e auxiliá-lo no processo de aprendizagem, dentre outros temas que englobam a relação harmoniosa entre o cuidador e o estudante.
Os 151 novos cuidadores de alunos especiais foram empossados no dia 1º de setembro, na Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Pinheiro, em ato solene que contou com a participação do prefeito Fábio do Pastel, os secretários de Educação, professor Elias Valadão da Mota e de Administração, Marcelo Ribeiro.
buy visio professional 2019