Cuidadores de alunos especiais são recepcionados com dinâmica de acolhimento

A ação teve como objetivo o reconhecimento das dificuldades do aluno incluso e destacar a empatia entre os profissionais da área

Dando as boas vindas aos novos cuidadores de alunos recém-empossados, a orientadora educacional, Vania Gonçalves, e a supervisora pedagógica, Elcia Ribeiro, promoveram um momento de acolhida por meio de dinâmica na Escola Municipalizada Lucinda Franciscone de Medeiros, localizada no bairro Porto do Carro.

Durante a ação, foram utilizados materiais para a representação de portadores de deficiência auditiva ou visual. Também foram realizadas tarefas com foco em autoajuda e sensibilização profissional, colocando em evidência o sentimento de empatia. O objetivo era que o grupo reconhecesse que a inclusão pressupõe, na prática, reconhecer o outro, quebrando tabus e diminuindo barreiras no modo de ser e viver.

Imagem: SEMED/PMSPA

Para Vânia, a unidade que trabalha efetivamente com a inclusão, tem um compromisso com a sociedade. “A escola inclusiva é aquela que abre espaço para todas as crianças e jovens. Incluir nunca foi tarefa fácil para um histórico cultural de rejeição e afastamento do diferente. Entretanto, o compromisso social de respeitar a todos, passa pela empatia de se colocar no lugar do outro, e os alunos devem ter essa experiência desde muito pequenos”, pontuou a orientadora.

Segundo a coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, o processo de cuidar e educar na perspectiva inclusiva, aborda temas como atribuições do cuidador de aluno especial; orientações referentes à locomoção, conforto, segurança, autonomia e independência dos alunos; estratégias de comunicação e orientações para interagir com o aluno e auxiliá-lo no processo de aprendizagem. Toda a temática gira em torno de assuntos que englobam a relação harmoniosa entre o cuidador e o estudante.

Imagem: SEMED/PMSPA

A ação contou com apoio da direção da Escola Municipalizada Lucinda Franciscone de Medeiros, e das coordenações de Orientação, Supervisão e Inclusão, que vêm trabalhando no ato de prestar apoio técnico e humanizado à toda comunidade escolar.