Cultura de São Pedro da Aldeia e Corpo de Bombeiros alinham concerto da Banda Sinfônica no município
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Cultura, realizou uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) para tratar da realização de um concerto com a Banda Sinfônica da instituição. O espetáculo musical está previsto para acontecer no dia 1º de novembro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (02/10) e teve como pauta o alinhamento de ações.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da parceria e a alegria em receber os militares. “Foi uma grande satisfação receber os representantes do Corpo de Bombeiros interessados em trazer a Banda Sinfônica para o nosso município. São Pedro da Aldeia tem a característica de ser uma cidade familiar e será muito importante ter um evento como esse no nosso calendário cultural”, afirmou.


O secretário de Cultura, Thiago Marques, recebeu a comitiva na Casa da Cultura e no Teatro Municipal
Fotos: Divulgação/SEMUC PMSPA
O encontro contou com a presença do regente e coordenador do projeto Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, dos militares do quartel central do CBMERJ, Subtenente Fraga, do Centro Histórico do Corpo de Bombeiros, Capitão Gois e Sargento Roni, além do vereador Moisés Batista. A comitiva também realizou uma visita técnica ao Teatro Municipal, que será o palco da apresentação.
O Subtenente Fraga, que também é músico, ressaltou o papel da iniciativa em aproximar a sociedade da cultura presente no militarismo. “Há cultura no militarismo e trazer a Banda Sinfônica para um evento em São Pedro da Aldeia será importante para mostrar isso aos cidadãos aldeenses”, comentou.
História da Banda Sinfônica do CBMERJ – Há 129 anos, a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro marca presença em cerimônias militares, visitas oficiais e eventos por todo o estado, apresentando um repertório diversificado que inclui obras clássicas, composições originais, arranjos especiais e músicas nacionais e internacionais.

Sua primeira apresentação aconteceu no dia 15 de novembro de 1896, no quartel do Humaitá. Em 2012, o grupo foi transformado em Grupamento de Banda de Música, por meio do Decreto n.º 43.612. O maestro Anacleto Augusto de Medeiros foi o primeiro a conduzir a banda, que entrou para a história como o primeiro grupo instrumental do Brasil a gravar discos, com registros feitos na Casa Edson, na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio.