Search

Cursos rápidos oferecidos pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda formam duas turmas

Alunos do curso de Preparador de Doces e Compotas e Cultivo de Hortaliças tiveram três dias de aprendizagem
Turma de Cultivo de Hortaliças aprendeu sobre o plantio de mudas e semeio em sementeiras. Foto: Divulgação/PMSPA

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda encerrou dois cursos rápidos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As turmas de Preparador de Doces e Compotas e Cultivo de Hortaliças tiveram três dias de aprendizagem, das 8h30 às 16h30 horas, encerradas nesta sexta-feira (18).

O professor do curso de Cultivo de Hortaliças e engenheiro agrônomo, Paulo César dos Santos, explicou que o objetivo da formação é melhorar os aspectos produtivos na agricultura como colheita e manejo. “Ensinamos o cultivo de hortaliças a partir de talos e folhas. O intuito é que os alunos possam aprimorar o manejo tanto nutricional, quanto de pragas e doenças. Tivemos abordagem teórica e práticas com o plantio de mudas e semeio em sementeiras, monitoramento de pulgões e lagartas”, detalhou.

Além de direcionar os profissionais que já atuam na área ou possuem experiência, os cursos oferecidos pelo município também viabilizam uma fonte de renda extra aos cidadãos e ajudam os jovens que estão buscando uma área profissional a qual se identifiquem para a inserção no mercado de trabalho.

Uma das alunas do curso de Preparador de Doces e Compotas, Walery Góis, afirmou que o curso criou a possibilidade de um novo ramo de trabalho. “Agregou conhecimento para que eu possa trabalhar com isso futuramente. Foi bem detalhado”, afirmou.

“Fizemos doces cristalizados, em compotas, doce em massa, em barra, geleia e polpada. As possibilidades são diversas. Nesses preparos utilizamos abóbora, mamão verde, jenipapo, laranja, banana, abacaxi, acerola, gengibre, pimenta e pomelo”, contou a professora, Beatriz Vieira de Miranda.

Desde o início do ano, a pasta já ofereceu cursos rápidos em sete áreas distintas para a qualificação dos cidadãos aldeenses. No entanto, devido ao cenário de restrições ocasionado pela pandemia, o número de vagas nas turmas está reduzido. Os cursos são ministrados no próprio Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, KM 107 – bairro Balneário. Apenas a formação em Preparador de Doces e Compotas precisou ser oferecida na na Escola Municipal Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui