A rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia segue ganhando destaque pelo fomento às artes e à cultura. O curta-metragem “Lia faz um Filme”, uma produção do Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim, com participação dos alunos da E. M. Vidal de Negreiros, do mesmo bairro, recebeu o prêmio de “Melhor filme pela escolha do público” na 8ª Mostra Internacional do Curta-Metragem do Alto Tietê, em Suzano-SP. O reconhecimento ressalta o impacto significativo que a obra teve nos espectadores e reafirma a qualidade da narrativa e da atuação dos jovens participantes.
A obra destaca-se por sua relevância social e pedagógica, narrando a jornada de Lia, uma jovem estudante de escola pública que descobre sua paixão pelo cinema. Realizado pela Casa dos Azulejos Produções, o curta-metragem contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio do Edital de Fomento a Obras Audiovisuais da Lei Paulo Gustavo. A produção destaca o valor do acesso à educação e à cultura, evidenciando como a arte pode exercer um papel decisivo na transformação da vida de jovens da cidade.




A secretária municipal de Educação, Danielle Corrêa, ressaltou a importância da participação dos estudantes de São Pedro da Aldeia no curta-metragem. “Parabenizo os alunos da Escola Vidal de Negreiros pelo envolvimento nesse projeto e pela premiação conquistada, assim como todos os profissionais que contribuíram — professores, orientador educacional e o diretor Nelson Yabeta, que viabilizou a interlocução entre a Secretaria de Cultura do Estado e o nosso município. Acredito firmemente que o acesso à cultura e o incentivo ao cinema são instrumentos capazes de transformar realidades e ampliar as perspectivas da juventude”, declarou.





Após receber a premiação, o curta-metragem também garantiu participação na 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Reconhecido como um dos principais eventos dedicados ao cinema infantojuvenil no país, o festival incluiu “Lia faz um Filme” na disputa pelo Prêmio Brasil de Cinema Infantil, na Categoria Mostra Teen. As exibições estarão disponíveis ao público, de forma online, até o dia 27 de julho, por meio do site oficial do evento, em www.fici.com.br.





COLETIVO AUDIOVISUAL VOZES DO ALECRIM
O Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim, dirigido por Nelson Yabeta, tem se consolidado como uma importante iniciativa cultural na Escola Municipal Vidal de Negreiros, no bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia. Criado em 2022, a partir de uma oficina de roteiro e produção audiovisual, o projeto resultou na produção do curta-metragem “A Nova Voz de Lia”, lançado em março de 2023 na própria unidade escolar. O filme ganhou destaque ao ser exibido em festivais e mostras internacionais de cinema ao longo do ano, promovendo o envolvimento comunitário e revelando o imenso potencial do coletivo que, mesmo não oficialmente, já se formava.

ELENCO LIA FAZ UM FILME
Eiloá Victoria
Mariana Rosa
Abner Siqueira
Christian Nascimento
Gabriel Rodrigues
Guilherme Saar
Hillary Cris
João Pedro dos Santos
Ketlim da Silva
Lyra Hellen
Mateus Freitas
Vitoria Alves
Ubiratan Valério
Participações Especiais – Luciana Magalhães e Salem
Ator Convidado – Marcelo Tosta
Atriz Convidada – Adriana Amarante
Anna Beatriz Cabral como Alice Guy Blaché
Gabriela Kinderoeva como Lia Adulta
EQUIPE TÉCNICA LIA FAZ UM FILME
Roteiro e Direção – Nelson Yabeta
Direção de Fotografia – Junior Adler
Consultoria Direção de Fotografia – Rodrigo Bellizzi
Direção de Arte – Anahí Grosshans
Consultoria Direção de Arte – Elisa Brasil
Figurinos – Renata Brito
Assistente de Direção – Alice Nunes
Montagem – Cacau Moreira e Nelson Yabeta
Som Direto – Gilberto Costa
Câmera – Junior Adler
Continuidade – Fernanda Saar
Fotos Créditos Finais / Still – Cintia Guimarães
Designer Gráfico – Alice Nunes
Assistente de Direção de Arte – Luiz Thadeu Hazediaz
Maquiagem Alice Guy Blachet / Lia Adulta – Júlia Pereira
Maquiagem Bailarina – FabríArt
Produção Executiva – Alba Guimarães e Ubiratan Valério
Direção de Produção – Casa dos Azulejos Produções
Realização – Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim