Search

Curta-metragem com alunos do bairro Alecrim recebe prêmio em festival de Suzano – SP

“Lia faz um Filme” contou com a participação de alunos da E. M. Vidal de Negreiros

A rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia segue ganhando destaque pelo fomento às artes e à cultura. O curta-metragem “Lia faz um Filme”, uma produção do Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim, com participação dos alunos da E. M. Vidal de Negreiros, do mesmo bairro, recebeu o prêmio de “Melhor filme pela escolha do público” na 8ª Mostra Internacional do Curta-Metragem do Alto Tietê, em Suzano-SP. O reconhecimento ressalta o impacto significativo que a obra teve nos espectadores e reafirma a qualidade da narrativa e da atuação dos jovens participantes.

A obra destaca-se por sua relevância social e pedagógica, narrando a jornada de Lia, uma jovem estudante de escola pública que descobre sua paixão pelo cinema. Realizado pela Casa dos Azulejos Produções, o curta-metragem contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio do Edital de Fomento a Obras Audiovisuais da Lei Paulo Gustavo. A produção destaca o valor do acesso à educação e à cultura, evidenciando como a arte pode exercer um papel decisivo na transformação da vida de jovens da cidade.

A secretária municipal de Educação, Danielle Corrêa, ressaltou a importância da participação dos estudantes de São Pedro da Aldeia no curta-metragem. “Parabenizo os alunos da Escola Vidal de Negreiros pelo envolvimento nesse projeto e pela premiação conquistada, assim como todos os profissionais que contribuíram — professores, orientador educacional e o diretor Nelson Yabeta, que viabilizou a interlocução entre a Secretaria de Cultura do Estado e o nosso município. Acredito firmemente que o acesso à cultura e o incentivo ao cinema são instrumentos capazes de transformar realidades e ampliar as perspectivas da juventude”, declarou.

Após receber a premiação, o curta-metragem também garantiu participação na 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Reconhecido como um dos principais eventos dedicados ao cinema infantojuvenil no país, o festival incluiu “Lia faz um Filme” na disputa pelo Prêmio Brasil de Cinema Infantil, na Categoria Mostra Teen. As exibições estarão disponíveis ao público, de forma online, até o dia 27 de julho, por meio do site oficial do evento, em www.fici.com.br.

COLETIVO AUDIOVISUAL VOZES DO ALECRIM

O Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim, dirigido por Nelson Yabeta, tem se consolidado como uma importante iniciativa cultural na Escola Municipal Vidal de Negreiros, no bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia. Criado em 2022, a partir de uma oficina de roteiro e produção audiovisual, o projeto resultou na produção do curta-metragem “A Nova Voz de Lia”, lançado em março de 2023 na própria unidade escolar. O filme ganhou destaque ao ser exibido em festivais e mostras internacionais de cinema ao longo do ano, promovendo o envolvimento comunitário e revelando o imenso potencial do coletivo que, mesmo não oficialmente, já se formava.

ELENCO LIA FAZ UM FILME

Eiloá Victoria 

Mariana Rosa 

Abner Siqueira

Christian Nascimento

Gabriel Rodrigues

Guilherme Saar

Hillary Cris

João Pedro dos Santos

Ketlim da Silva

Lyra Hellen 

Mateus Freitas

Vitoria Alves

Ubiratan Valério

Participações Especiais – Luciana Magalhães e Salem

Ator Convidado – Marcelo Tosta

Atriz Convidada – Adriana Amarante

Anna Beatriz Cabral como Alice Guy Blaché 

Gabriela Kinderoeva como Lia Adulta 

EQUIPE TÉCNICA LIA FAZ UM FILME

Roteiro e Direção – Nelson Yabeta

Direção de Fotografia – Junior Adler

Consultoria Direção de Fotografia – Rodrigo Bellizzi

Direção de Arte – Anahí Grosshans

Consultoria Direção de Arte – Elisa Brasil

Figurinos – Renata Brito

Assistente de Direção – Alice Nunes

Montagem – Cacau Moreira e Nelson Yabeta

Som Direto – Gilberto Costa

Câmera – Junior Adler

Continuidade – Fernanda Saar

Fotos Créditos Finais / Still – Cintia Guimarães

Designer Gráfico – Alice Nunes

Assistente de Direção de Arte – Luiz Thadeu Hazediaz

Maquiagem Alice Guy Blachet / Lia Adulta – Júlia Pereira

Maquiagem Bailarina – FabríArt

Produção Executiva – Alba Guimarães e Ubiratan Valério

Direção de Produção – Casa dos Azulejos Produções

Realização – Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui