Defesa Civil realiza simulado de desocupação na E. M. Profª Miriam Alves Guimarães

Cerca de 260 alunos da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, localizada no bairro Fluminense, participaram nesta sexta-feira (29) do Exercício Simulado de Desocupação Escolar. Mostrando a importância da organização e do planejamento durante a evacuação da escola em situações de emergência, a atividade foi realizada em alusão ao Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, celebrado todo 29 de novembro. Professores e equipe de apoio da unidade escolar também participaram da iniciativa, promovida pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia.

Foto: Renato Fulgoni

O coordenador-geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a realização do exercício simulado na maior escola do município. “Realizamos a evacuação com alunos, equipe de apoio e professores em um minuto e 58 segundos; foi um tempo excelente, que deixou nossa equipe com orgulho e o sentimento de objetivo alcançado. Conseguimos plantar essa sementinha de prevenção nesses estudantes e na equipe de apoio da escola”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

O Exercício Simulado retirou os alunos das salas de aula no térreo e no primeiro pavimento, reunindo-os no pátio da escola. Com duração de um minuto e 58 segundos, a atividade contou com a presença de agentes da Defesa Civil e do Portal Defesa Civil.

Foto: Renato Fulgoni

A aluna do 8º ano, Brenda Vicente, avaliou a iniciativa. “A primeira coisa que a gente faz nessas situações é começar a correr sem se importar com nada, então essa ação nos trouxe muito aprendizado. Está aprovada, achei muito importante”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

A E. M. Profª Miriam Alves Guimarães atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em preparação à atividade, na quinta-feira (28), os agentes da Defesa Civil estiveram na unidade escolar realizando um treinamento, com alunos, professores e equipe de apoio, e dando orientações a respeito do exercício simulado.

Foto: Renato Fulgoni

A diretora geral da unidade escolar, Geisa Cardoso, aprovou a iniciativa. “Acho muito importante e válido do ponto de vista de que os alunos vão ficar preparados não só para um evento que possa acontecer aqui na escola, mas também na vida futura, além de ser uma experiência pedagógica enriquecedora dentro do ambiente escolar”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

Angélica Azeredo, também aluna do 8º ano, falou sobre o que aprendeu. “Gostei muito da experiência. No caso de um acidente ou incêndio real, a gente já sabe como agir e como se organizar para sair tudo certinho. Vou levar o que aprendi para a vida, foi bem legal, importante e muito real”, avaliou.

Foto: Renato Fulgoni

A proposta para que todos os municípios do Estado, que tivessem estrutura, realizassem um treinamento de evacuação escolar foi feita pelo Corpo de Bombeiros, por meio da Defesa Civil Estadual. “São Pedro da Aldeia vem realizando essas atividades há algum tempo, essa já é a quinta escola. Ano que vem, queremos atender, treinar e capacitar mais escolas para difundir essa cultura”, complementou o coordenador-geral Marcus Dothavio.

O evento integrou a 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres, realizada pela Defesa Civil e o Portal Defesa Civil, com o objetivo de conscientizar a população quanto à sua importância no desenvolvimento de uma sociedade preventiva e resiliente. A programação envolveu a realização do projeto “Comunidades Preparadas”, no bairro São Mateus, e o Exercício Simulado de Desocupação Escolar.