Com foco em disseminar os projetos e meios de contato para mulheres em caso de violência doméstica, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia se mantém ativa nos eventos do município. No sábado (12/04), as equipes do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM Daiana Borges, e da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal estiveram presentes no Workshop de Defesa Pessoal Feminina, realizado no bairro Estação, na sede da Associação de Artes Marciais Tao T’ien Ti.
A equipe da Patrulha Maria da Penha realizou uma palestra informativa sobre os tipos e o ciclo da violência. Os agentes também destacaram o trabalho da rede de apoio à mulher no município. “O poder do conhecimento como ferramenta de libertação e empoderamento é fundamental para as mulheres. O combate à violência contra a mulher começa com a conscientização e a mudança de atitudes. Acreditamos que um futuro sem violência começa com informação, diálogo e a construção de uma sociedade onde o respeito seja a base de tudo”, reforçou a coordenadora da Patrulha, GCM Rosana Andrade.
A assistente social Márcia Abreu também esteve presente no evento e promoveu a conscientização para o enfrentamento da violência contra a mulher. “Mais uma vez o CEAM Daiana Borges, foi às ruas não só ocupando os espaços públicos, como também os espaços privados. Desta vez, participamos levando conhecimento e informação a mulheres e homens da associação. Foi um momento muito gratificante e contamos com a participação de todos que ali se encontravam com um único objetivo: coibir a violência contra as mulheres”, relatou.

Disque Patrulha Maria da Penha

O telefone (22) 99944-6157 está disponível para contato 24 horas por dia e recebe tanto ligações quanto mensagens de texto e de voz. As vítimas de violência também podem ligar para o número 180. O anonimato é garantido em todos os meios de contato.
A Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia participa de diversas ações tanto no setor público, quanto no privado. De acordo com a coordenadora da PMP, o grupamento está disponível para a realização de palestras de conscientização e informação também em espaços religiosos, empresas e instituições. “Estamos à disposição para orientar e informar as pessoas sobre o combate à violência contra a mulher. Essa é uma conversa que precisa acontecer em todos os lugares, pois não é uma pauta distante ou restrita a determinados espaços. Acontece, muitas vezes, próximo a nós e cada um pode fazer a diferença com as informações certas em mãos”, apontou.
O Disque Patrulha Maria da Penha também orienta sobre como solicitar a presença dos agentes em palestras e rodas de conversa. As instituições interessadas podem, ainda, entrar em contato direto na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, localizada na Rua Agenor Pimentel de Carvalho, nº 278, no Centro. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Conheça o CEAM Daiana Borges

O CEAM Daiana Borges é uma homenagem à enfermeira e moradora da cidade que teve sua vida tirada em um ato violento. Seu caso foi o primeiro julgado em São Pedro da Aldeia, no ano de 2016, quando a lei que tipifica o feminicídio completava um ano, abrindo caminho para que todas as mulheres possam buscar amparo e serem acolhidas.
A equipe multiprofissional é formada por coordenação, assistente social, psicólogo, advogado, educadora, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e Guarda Civil Municipal. A equipe que realiza o atendimento é formada por mulheres, visando promover a melhor acolhida, representatividade e identificação das usuárias do serviço.
O CEAM está localizado na Rua Antônio C. Mota, nº 72, Vila São Pedro. O espaço está aberto para orientação, acolhimento e suporte de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
