O Centro de São Pedro da Aldeia foi tomado pelo clima de festa na sexta-feira (16/05) em comemoração aos 408 anos de fundação da cidade. O tradicional Desfile Cívico Escolar coloriu a Avenida São Pedro com o tema “Laço e Entrelaços: Conectando Cultura, Tradição e Futuro na nossa Aldeia”. Centenas de pessoas foram às ruas para prestigiar, aproximadamente, 2.500 participantes, entre alunos da rede municipal e privada de ensino, projetos sociais, ONGs, instituições públicas e privadas, além das bandas marciais. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.



A programação teve início com o rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Fábio do Pastel, o vice-prefeito Julio Queiroz e demais autoridades em três pontos: na Câmara Municipal, na sede da Prefeitura e na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. A condução do Hino Nacional e do Hino de São Pedro da Aldeia foi feita pela Orquestra Sons da Aldeia, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura. Em seguida, foi realizado um café da manhã para as autoridades na Casa dos Azulejos.
Mantendo a tradição criada em 2023, o prefeito Fábio do Pastel, junto ao secretariado e vereadores, abriu o Desfile Cívico percorrendo o mesmo trajeto realizado pelos alunos com a bandeira do município. Em seu discurso, Fábio agradeceu a presença do público e destacou o cuidado com a Lagoa de Araruama. “São Pedro da Aldeia é uma cidade que nos acolhe, é uma cidade muito carinhosa. Eu sou apaixonado por essa cidade. Vou lutar com todas as minhas forças para melhorar a qualidade de vida do nosso município, com grandes investimentos. Quero agradecer aos nossos vereadores, secretários e servidores por estarem aqui”, declarou.




Em 2025, o tema “Laço e Entrelaços: Conectando Cultura, Tradição e Futuro na nossa Aldeia” teve como objetivo refletir o orgulho pela identidade local e o compromisso com o futuro. As 42 escolas da rede municipal desfilaram pela rua do Centro, capitaneadas pela Creche Municipal Tia Márcia. Durante o desfile, o público e as autoridades municipais, estaduais, federais e civis puderam prestigiar a criatividade e compromisso dos alunos e dirigentes em apresentar o tema. Um ponto alto do desfile foi a homenagem à ex-secretária de Educação, Sheila Atalla, falecida em 2024. A Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes realizou uma homenagem à Sheila, sob o comando do coreógrafo Ramirez Menezes, que emocionou todos os presentes.
Além das escolas municipais, o evento contou com a participação de instituições do município como o Rotary Club, as Amigas da Mama, o Viva Vida Mulher, o Centro Cultural Passos-Ballet, o Grupo Escoteiro, o Programa Forças no Esporte (PROFESP), a 48° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende crianças e jovens da cidade com necessidades especiais.




A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou que o Desfile Cívico é um evento que simboliza a força aldeense. “Ver nossos alunos marchando com entusiasmo reafirmou o valor da educação na construção de um futuro promissor. Cada detalhe demonstrou dedicação, orgulho e união, tornando o evento um verdadeiro símbolo da força aldeense. Sigamos juntos, com propósito e determinação, honrando nossa história e cultivando esperança para o amanhã. Parabéns a todos os envolvidos. O legado da nossa querida Sheila Atalla permanece vivo em nossos corações, impactando a formação de tantas vidas. Sua dedicação e paixão pelo ensino continuam a nos inspirar a fortalecer nossa missão”, ressaltou.
O Desfile Cívico, assim como nos outros anos, encantou todo o público. Esse foi o caso da professora Jaqueline Cardoso, moradora do Campo Redondo, que foi acompanhada pelo filho e esposo. “Achei tudo muito bacana, tem bastante gente prestigiando e eu não deixaria de participar, pois é uma homenagem ao local em que eu moro”, disse. A nostalgia também foi um fator muito forte para Erika Ribeiro Sampaio, que viu os filhos desfilarem pela Escola Almirante Carneiro Ribeiro. “Estou muito emocionada, está tudo muito bonito, ao ver meus filhos desfilarem lembrei de quando desfilava. A organização está de parabéns”, destacou.





Estiveram presentes no evento, os deputados federais Gutemberg Reis, Eduardo Bandeira de Mello e Juninho Pneu; o prefeito de Iguaba Grande, Fábio Costa, a secretária de Educação de Iguaba Grande, Camila Lessa, o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra Bruno Heluy Martins; Comandante do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), o Capitão de Mar e Guerra Fábio, Ricardo Fonseca dos Santos; comandante da 2ª CIA de Policiamento do 25º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Nuno; o vice-prefeito Julio Lopes, os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, de Cultura, Thiago Marques; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres; de Governo, Luiz Fernando Junior; de Fazenda, Renaldo Martins; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Saúde, Maria Márcia Sampaio; de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Rosa; de Administração, Roberta Magalhães; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos; de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha; de Licitações, Contratos e Convênios, Vivian Lobo; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; e o procurador-geral do município, Peter Samerson; além do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal, Jean Pierre Borges e José Victor Coutinho, e os vereadores Moisés Batista, Mislene Conceição, Pedro Abreu, Jackson Souza, Fernando de Souza, Paulo Santana e Marcio Soares. O pároco da Paróquia São Pedro, padre Willian Cesar, ao lado do vigário paroquial, Padre Eduardo Dias, entre outros, também marcaram presença no evento.