Dia D de combate à Dengue mobiliza moradores do bairro São João em São Pedro da Aldeia

Objetivo é reforçar o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, no último sábado (02/03), o Dia D de combate à Dengue com o objetivo de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. A mobilização aconteceu no bairro São João e contou com a participação dos agentes de endemia da Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, além de voluntários da comunidade local.

A iniciativa promoveu atividades de limpeza e inspeção de possíveis focos do mosquito, como vasos de plantas, caixas d’água e terrenos baldios. Durante a mobilização, foram realizadas campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção da dengue, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre como evitar a reprodução do mosquito transmissor.

O mutirão, promovido de forma nacional pelo Ministério da Saúde, foi considerado um sucesso em São Pedro da Aldeia, com visitas a 751 imóveis, e contribuiu para a redução dos focos do mosquito transmissor, o que também contribuirá para a diminuição dos casos da doença na região. A coordenadora do Núcleo Descentralizado de Ações da Vigilância em Saúde da Baixada Litorânea (NDAVS-BL), Delcinea Bastos Bernardino, acompanhou o trabalho realizado pela equipe aldeense.

A ação destacou, ainda, a importância da mobilização de toda comunidade e da atuação conjunta do poder público e da sociedade civil na prevenção de doenças transmitidas por vetores.

A Secretaria de Saúde reforça à população que, em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.