O último sábado (14/12) foi de mobilização em São Pedro da Aldeia. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estiveram nos bairros Centro, Jardim Arco Íris, Parque Estoril e Poço Fundo para o Dia D de Combate à Dengue. A mobilização foi nacional e teve como objetivo eliminar o aedes aegypti, principal transmissor da dengue e de outras doenças.
Ao todo, 27 agentes visitaram 675 imóveis e promoveram atividades de limpeza de possíveis focos do mosquito, como vasos de plantas, caixas d’água e terrenos baldios.
O coordenador de Vigilância Ambiental do Município, Alexandre Petra, reforça que os cuidados devem ser redobrados com a chegada do verão e os moradores devem contribuir com os agentes. “Nós precisamos ficar mais atentos com as águas paradas, depósitos como pneus e inservíveis. Todo cuidado é pouco, o mosquito está circulando no nosso município sem apresentar doença grave. Precisamos que a população nos ajude recebendo os agentes de endemias quando fazem as visitas e mostrando para eles possíveis focos para podermos atuar diretamente nesses locais”, afirmou.
Vale lembrar que, com uma rápida verificação semanal em sua residência, o cidadão pode evitar a proliferação do aedes aegypti. Basta conferir qualquer local que possa acumular água parada.
A Secretaria de Saúde reforça à população que, em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.