Divulgado o resultado da primeira fase do Prêmio Aldeia Cultural

Projetos culturais contemplados no Edital passam para a fase de votação popular de 11 a 29 de junho

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou, nesta sexta-feira (10), o resultado da primeira fase de seleção do Edital Prêmio Aldeia Cultural (Chamamento Público nº 01/2022). O documento, com a listagem dos projetos culturais deferidos e indeferidos após a etapa de recursos, pode ser conferido na página da Cultura (clique AQUI para acessar). Os vídeos selecionados agora passam para a fase de votação popular, que será aberta neste sábado (11) e se estenderá até o dia 29 de junho, exclusivamente via página oficial da Cultura no Facebook, em https://www.facebook.com/culturapmspa.

Conforme estabelecido no Edital, será considerado vencedor aquele que tiver a maior quantidade de “reações” recebidas na publicação do seu vídeo, dentre as opções já existentes no Facebook: ‘curtir’, ‘amei’, ‘haha’, ‘uau’, ‘triste’, ‘grr’ e ‘força’. Não serão considerados como votos comentários e compartilhamentos do post. O autor do vídeo que receber mais votos será premiado com o valor de R$ 1.200,00. O segundo mais votado será contemplado com R$ 800,00 e o terceiro lugar receberá um prêmio de R$ 500,00. Os demais colocados receberão R$ 250,00 cada.

Para chegar à segunda fase do Prêmio, todos os projetos inscritos passaram por análise de uma Comissão Temporária de Avaliação, composta por dois membros do Poder Público e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Fórum Permanente de Cultura. Como requisito obrigatório, os projetos deveriam abordar, como tema central, o Patrimônio Material e Imaterial do município. Entre os critérios avaliados pela comissão durante o processo seletivo estiveram o nível de originalidade, inovação e interesse público.

O Prêmio Aldeia Cultural é o primeiro Edital, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, voltado à valorização dos patrimônios aldeenses. O projeto abriu inscrições, mediante Chamamento Público, para artistas e agentes de todos os segmentos culturais da cidade, como artes plásticas, artesanato, literatura, produção audiovisual e música, dentre outros.