Donati Fogaça é atração na Casa da Cultura nesta quarta-feira (05)

Cantor retorna ao espaço cultural para mais uma apresentação do projeto Concerto Musical Gabriel Joaquim; entrada é gratuita

A Secretaria Municipal de Cultura promove, nesta quarta-feira (05/10), mais uma apresentação do projeto Concerto Musical Gabriel Joaquim. O cantor Donati Fogaça retorna ao palco da Casa da Cultura para uma noite recheada de canções atemporais, nacionais e internacionais, especialmente dedicada aos fãs da música clássica e da Música Popular Brasileira (MPB). A programação está marcada para começar às 19h e tem entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.

Intitulada “Noite de Canto na Aldeia”, a proposta do músico reúne um repertório que varia do clássico ao popular, incluindo sucessos da música gospel e do pop. Em São Pedro da Aldeia, o músico foi um dos 10 contemplados no edital de Chamamento Público nº 05/2022 lançado pela Secretaria Municipal de Cultura. O edital abriu inscrições para seleção e contratação de artistas solo, duplas e bandas para uma série de apresentações na Casa da Cultura, que se estenderão até o mês de novembro.

Tenor Donati Fogaça retorna ao palco da Casa da Cultura nesta quarta-feira (05)
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. Os espetáculos acontecem semanalmente, às quartas-feiras. Ao todo, são disponibilizados 60 lugares para o público, respeitando a capacidade máxima de lotação da Casa da Cultura.

Sobre Donati Fogaça

O tenor Alex Donati iniciou sua trajetória na Oficina das Artes, em 2002, com o professor Ramiro Rebouças, em Cascavel (PR), onde nasceu. Foi estudante do Conservatório Souza Lima (SP) e da Escola Municipal de Música, em São Paulo. Em 2005, prosseguiu seus estudos com o renomado tenor Benito Maresca. No ano seguinte, ganhou uma bolsa de estudos no Concurso Bidú Sayão, em Belém (PA), onde deu continuidade aos seus estudos internacionalmente, graduando-se pelo Conservatório Nacional de Lisboa, em Portugal. Em 2008, na cidade de Évora (Portugal), recebeu o 1º prêmio no Concurso Nacional da Fundação Calouste Gulbenkian.

Músico já foi premiado no exterior
Foto:
Divulgação

No exterior, o músico participou de diversos concursos e festivais em diferentes países, a fim de aprimorar sua performance, passando pela Bélgica, França, Irlanda e Itália. Em 2012, de volta ao Brasil, continuou seus estudos sob a orientação da professora e pianista Isabel Maresca, no Método Speech Level Singing, com o professor Wagner Barbosa, e com o tenor Richard Bauer. Em 2015, iniciou um trabalho com a pianista e coaching vocal, Karin Uzun, para repertório operístico. Também foi professor de musicalização infantil e violão nas Escolas Sementinha da Vida e Allan Kardec, em São Paulo, além de ter atuado como regente do Coral Infantil da Escola Alan Kardec.

Desde 2017, Donati trabalha sob a orientação do professor Cláudio Olliver, com o Método IVA (Institute Vocal Advancement Master vocal Training), e com aplicação técnica e musical com cantores de variados estilos e gêneros, do sertanejo ao erudito. Em 2019, lançou o seu primeiro CD “Sentimento”, promovendo assistência social em benefício da organização humanitária “Fraternidade Sem Fronteiras”.