A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenação de Educação Preventiva, realizou o evento “Todos Pela Vida – Cuidando de Quem Cuida: Autocuidado e Valorização da Vida”. O encontro também contou com apoio das coordenações de Suporte e Docência, e aconteceu na Câmara dos Vereadores, reunindo alunos, pais, responsáveis, profissionais da educação e público em geral para um momento de reflexão e cuidado com a saúde mental.
A programação contou com uma palestra da psicóloga Sandra Lopes, que abordou temas como autocuidado, escuta ativa e a importância de fortalecer redes de apoio dentro e fora do ambiente escolar. A especialista também falou sobre os sinais de alerta relacionados ao sofrimento emocional e como a empatia pode fazer a diferença na vida de quem enfrenta dificuldades.




A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou a importância da ação. “Este momento é muito significativo para todos nós. Ao realizarmos este encontro, reafirmamos nosso compromisso de olhar com atenção e sensibilidade para aqueles que estão ao nosso lado, valorizando cada vida e fortalecendo nossa rede de apoio. Que possamos sair daqui inspirados a cuidar mais de nós mesmos e uns dos outros, construindo juntos uma educação que acolhe, escuta e promove a vida”, declarou.
Para a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falar sobre sentimentos e emoções é fundamental para o autoconhecimento e bem-estar mental. “O objetivo é justamente cuidar de quem cuida e ampliar o alcance das políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental no município. Esse momento veio promover a valorização da vida, além da importância de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda em momentos de sofrimento e dor”, afirmou




A coordenadora de Orientação Educacional, Rute Orrac, também falou sobre o momento. “O Setembro Amarelo nos lembra que o cuidado com a saúde mental precisa ir além de um mês de campanha, deve ser um compromisso diário. A Orientação Educacional de São Pedro da Aldeia entende que essa atenção não se restringe apenas aos alunos, mas é uma prioridade para toda a comunidade escolar e para cada cidadão. Esse evento na Câmara reforça justamente esse compromisso coletivo de valorizar a vida e promover um ambiente mais saudável e humano”, pontuou.
A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela Secretaria de Educação durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A proposta é sensibilizar a comunidade escolar e a população sobre a importância do diálogo e da valorização da vida. A programação segue ao longo do mês com ações nas unidades escolares e na comunidade.