Educação implanta novo Núcleo Tecnológico Educacional

Novo departamento tem o objetivo de inserir profissionais da educação na esfera digital

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia irá contar com um novo departamento de auxílio no processo de ensino. A partir do mês de setembro, será iniciada a implantação do Núcleo Tecnológico Educacional Municipal (NTEM), voltado para a inclusão digital de profissionais da área.

Coordenado pela professora graduada em Informática e Comunicação na Educação, Nilcilene da Silva, o núcleo visa a inserção das mídias no contexto escolar. A iniciativa também tem como objetivo realizar a capacitação dos profissionais para desenvolverem conteúdos que relacionem novas tecnologias ao ensino regular.

Para o secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota, o projeto se fez necessário devido à nova realidade trazida pela pandemia. “Com as novas alternativas de ensino trazidas pela Covid-19, vimos a necessidade de nos mantermos atentos quanto às tecnologias e como elas se tornaram as principais ferramentas de todo o corpo escolar para dar continuidade nos serviços prestados aos nossos alunos. Nada mais justo do que ter um núcleo que capacite cada vez mais os nossos profissionais dando estrutura e ofertando diferentes formas de conhecimento”, comemorou o secretário.

O novo setor já está montado na sede da própria secretaria, com laboratório adequado para atender as demandas dos cursos que serão ofertados em parceria com o Centro de Formação Continuada. Além das capacitações, será disponibilizada assessoria tecnológica aos docentes da rede municipal, incentivo à organização interna e aplicação de metodologias de aperfeiçoamento de trabalho.

Nilcilene falou sobre a finalidade e a projeção de ações que serão realizadas no núcleo. “A finalidade do NTEM é levar aos professores do município de São Pedro da Aldeia a melhor forma de empregar a tecnologia no ambiente escolar a fim de trazer benefícios no ensino-aprendizagem dos alunos. Serão disponibilizados cursos de capacitação na área da informática educativa para os professores da rede municipal e também projetos para atendimento aos alunos das escolas municipais com foco na informática educativa”, contou a coordenadora.

Coordenadora do NTEM, Nilcilene Silva
Imagem: SEMED