Educação premia alunos vencedores do concurso cultural “São Pedro da Aldeia – Construindo uma nova história”

Alunos da rede municipal de ensino produziram conteúdos como forma de homenagem à cidade

Os alunos ganhadores do concurso “São Pedro da Aldeia – Construindo uma nova história” foram premiados nesta terça-feira (13) em uma cerimônia na Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, localizada no bairro Estação. Com a temática “Como eu vejo a minha cidade”, os estudantes tiveram a oportunidade de produzir conteúdo para as categorias de vídeo, redação, desenho e poesia, homenageando a cidade que completou 404 anos em maio, mês em que foram abertas as inscrições para o concurso.

A iniciativa, realizada pela coordenação de Educação Preventiva, teve como objetivo enaltecer o município aldeense por meio da perspectiva dos alunos, sendo também uma forma de suprir as honras normalmente prestadas por meio do tradicional desfile cívico da cidade, suspenso devido à pandemia da Covid-19.

Imagem: Robson Cruz

Dando início à celebração, a subsecretária de Educação Kátia Santana Moreno convidou para a composição da mesa a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança Maria de Fátima Prado; o conselheiro tutelar Ubirajara Barenco; o vereador e presidente da Comissão de Educação na Câmara, Jean Pierre; a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas Fátima Cristina de Oliveira; o assessor jurídico Rodrigo da Silva Santos; e o secretário municipal de Educação professor Elias Valadão da Mota, que abriu as falas da premiação.

“Estamos realmente muito felizes de estar participando desse momento. Quem dera a escola estivesse completamente cheia e com os nossos alunos participando desse evento, mas, em breve, com todo o trabalho que estamos realizando, poderemos ofertar um retorno seguro às nossas escolas. Hoje, o nosso motivo maior é estar parabenizando vocês, que participaram do nosso concurso, idealizado em forma de homenagem a nossa cidade. Todo esse esforço veio da nossa equipe que se manteve atenta, gerando esse resultado incrível que estamos tendo o prazer de presenciar”, disse Elias.

Imagem: Robson Cruz

A idealizadora do projeto, coordenadora de Educação Preventiva Maria Regina Rosa, falou sobre a sensação de dever cumprido durante a premiação. “Depois de tudo que vivemos aqui nessa tarde, vocês não fazem ideia da alegria que sinto em concretizar tudo aquilo que foi planejado com amor e dedicação. Então, é só agradecer a oportunidade de conseguirmos chegar até aqui. Todo ano, contamos com a animação do desfile cívico, porém, não tivemos a oportunidade de prestar essa homenagem à cidade devido à nova realidade trazida pela pandemia. Mas a equipe se uniu, pensou junto, colocou no papel e conseguimos produzir esse projeto, que eu creio que continuará vivo por mais anos”, comemorou a coordenadora.

Imagem: Robson Cruz

Após o momento inicial, os alunos vencedores foram chamados para a entrega dos prêmios e apresentação dos conteúdos produzidos. Entre as gratificações, foram entregues cestas de guloseimas, celulares e bicicleta.

Confira a lista dos vencedores e suas respectivas categorias:

Categoria Desenho:
1º lugar: Sophia Gomes Cartaxo (E. M. Profª Carolina Pinheiro, 2º ano)
2º lugar: Kaike de Souza Oliveira (E. Mz. Pequiá, 2º ano)
3º lugar: Murilo Lima da Silva Gago (E.M. Flonete Alexandrino, 2º ano)

Categoria Redação:
1º lugar: Alice de Souza Oliveira (E. Mz. Pequiá, 2º ano)
2º lugar: Gabrielle Coimbra Bastos (E. M. Profª Carolina Pinheiro, 2º ano)
3º lugar: Luiz Marcos Souza Damaceno (E. Mz. Retiro, 2º ano)

Categoria Poesia:
1º lugar: Alice de Souza Oliveira (E. Mz. Pequiá, 7º ano)
2º lugar: Yasmin Monteiro de Souza (E. Mz. Retiro, 9º ano)
3º lugar: Daniel Barbosa Ramos (E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, 6º ano)

Categoria Vídeo:
1º lugar: Anna Shopia de Souza Santos (E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta, 6º ano)
2º lugar: Camille Celeste de Souza Santos (E.M. Antônio Vaz da Silva, 8º ano)

A cerimônia também contou com um momento cultural onde a bailarina, atriz e produtora cultural, Renata Brito, apresentou a performance “Metamorfose”. O grupo Bacsoflow Dance PRO também participou da celebração, com a coreografia “Prólogo”, do bailarino Léo Bacolo. A servidora Nívia Rangel ficou responsável pela parte musical do evento.

Vale lembrar que todo o conteúdo produzido pelos alunos vencedores encontra-se em exposição na Plataforma de Ensino da Secretaria de Educação.