Educação vai realizar levantamento de demanda de vagas na Escola Quilombola neste sábado (09)

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizará, no próximo sábado (09), às 08h, uma ação para levantamento de demanda de vagas para Educação Infantil da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, localizada no bairro Botafogo. Uma equipe da Secretaria estará na Comunidade da Caveira para realizar um cadastro das crianças, de dois a cinco anos de idade, completados até o dia 31 de março, que ainda não estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino. O formulário de levantamento também ficará disponível na sede da escola, de 11 a 22 de novembro, das 9h às 16h. É importante destacar que o preenchimento do documento não garante a vaga.

Foto: Divulgação | SEMED

O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, destacou a necessidade e importância de resgatar a essência quilombola da unidade escolar, com o objetivo de dar acesso à matrícula para todas as crianças que moram no entorno da instituição. “Estão sendo feitos os ajustes na matriz curricular da escola; temos urgência em resgatar e implantar a essência quilombola no dia a dia dos estudantes. Será dada prioridade às crianças quilombolas do entorno no ato das novas matrículas para o ano de 2020”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

A ação foi definida após uma reunião de trabalho, realizada na última quarta-feira (06), entre o secretário de Educação e a equipe da Escola Quilombola. O objetivo do encontro foi ouvir os moradores para a tomada de decisão em relação ao planejamento para a unidade escolar no próximo ano letivo. Também estiveram presentes a coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas, Elizângela Rigueira, a assessora do gabinete, Andréa Collet, a diretora da escola, Rafaela Muniz e representantes da comunidade local.

Foto: Divulgação | SEMED

Alessandro Teixeira Knauft, disse, ainda, que a Secretaria vai primar pela garantia da vaga às crianças quilombolas e do entorno, dando oportunidade aquelas que ainda não foram contemplados. Na ocasião, destacou também, a importância desse levantamento de demanda para alocar servidores e professores para a unidade escolar. “O saber da população é essencial para o fazer administrativo da Secretaria de Educação e as informações serão consideradas no planejamento para o próximo ano letivo, por isso, convido os presentes para participarem ativamente desse processo”, afirmou.