Emoção e alegria marcam formatura de alunos do bairro Três Vendas

Os alunos da Escola Municipalizada Elízio da Costa Moreira, no bairro Três Vendas, zona rural de São Pedro da Aldeia, vivenciaram um momento marcante na manhã desta sexta-feira (13). Foi realizada a formatura dos alunos Ester, Everson, Ana Beatriz, Yuri e Miguel, do 1º ano, e de Breno, Maria Clara e Kauã, do 5º ano. Estiveram presentes durante o evento, os secretário de Governo, Eronildes Bezerra, e de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, além dos professores e responsáveis dos estudantes.

Foto: Lílian Souza

O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, se mostrou encantado com toda festividade. “Enquanto professores, funcionários de escola e familiares, nossa missão em relação às crianças é atuar como motivadores de sonhos e construir maneiras para que eles se concretizem. Que a gente apoie as nossas crianças criando possibilidades, apesar das adversidades”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Em clima de festa, a diretora da unidade escolar, Roberta Lopes, coordenou toda a solenidade, que teve início com o Hino Nacional e com a oração de agradecimento pelo momento, feita por uma das formandas.

Foto: Lílian Souza

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, parabenizou todos os alunos pela formatura. “Hoje é um dia muito feliz para mim, agradeço pela oportunidade de participar desse momento, de ver esses estudantes se formando. Quando vejo o aluno Miguel, que tem seis anos, lendo do jeito que está, fico emocionado. Temos que imaginar que daqui a uns 15 anos eles estarão se formando em uma faculdade, precisamos acreditar nisso, acreditar neles”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

Com a mão direita estendida, os alunos fizeram o juramento dos formandos e apresentaram as canções “Aquarela”, do cantor Toquinho, e “Amigos mais chegados que irmãos”, da Banda Quatro por Quatro.

Foto: Lílian Souza

Para a professora Lindalva Max, o período de formatura foi muito bom, pois destacou o êxito dos seus alunos. “A minha turma do 1º ano está lendo perfeitamente e isso me enche de orgulho. Meus estudantes são maravilhosos, dedicados, a família bem participativa, então a gente enxerga o nosso trabalho sendo valorizado”, salientou.

Foto: Lílian Souza

O formando do 5º ano, Kauã Jefferson, não queria que o momento acabasse. “Minha mãe ficou orgulhosa de mim e eu fiquei todo bobo de felicidade. Tudo foi muito bom”, comentou.

Foto: Lílian Souza

Foi realizado, ainda, o “Momento Gratidão”, em homenagem aos pais de alunos e aos professores, com a leitura feita pelos estudantes. Na oportunidade, o secretário de Educação parabenizou toda equipe da escola e também o motorista e monitor da rota escolar, Paulo César da Silva, conhecido como Tio Paulo, e Willians Medeiros, que, todos os dias, alegram o caminho à escola dos alunos.

Foto: Lílian Souza

“Agradeço a cada funcionário dessa unidade escolar, pois a maioria de nossos servidores vem de lugares distantes, mas que se deslocam com amor e carinho, para trabalhar com toda dedicação por esses alunos, pois acreditam na transformação por meio da educação. Não posso deixar de homenagear também aos que transportam o que temos de mais precioso, aqueles que são experiências profundas de amor incondicional de alguém. Esse é o ônibus que tem o maior índice de felicidade do planeta”, acrescentou o secretário, Alessandro Teixeira Knauft.

Foto: Lílian Souza

Notoriamente emocionada, a mãe do aluno, Everson Frias, Denise Frias, foi só alegria ao prestigiar a formatura do seu filho. “Para mim, este momento foi muito gratificante, pois nesta escola ele aprendeu tudo que sabe. Foi muita emoção e estou muito feliz, pois ele estava ansioso para passar de série e participar da formatura”, disse.

Foto: Lílian Souza

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados, das lembranças e dos portfólios com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Em seguida, foi servido um lanche para confraternização.

Foto: Lílian Souza

De acordo com a diretora da escola, Roberta Lopes, ver o fim de trabalho executado é um sonho realizado. “Foram cinco meses de muitas experiências boas e desafios; quando me vi à frente de um cerimonial, concluindo um trabalho de muito carinho, foi incrível. Fiquei feliz pelos os alunos, que estavam satisfeitos, pois tudo é feito em primeiro lugar para eles. É gratificante ver a comunidade participando, ver o olhar de cada mãe e pai em ver o filho se formando, os estudantes sonhando em continuar a estudar. Eles amam a escola, dá para perceber que aqui é a segunda casa deles e deu para sentir isso mais ainda com a presença dos responsáveis, pois mesmo sendo uma escola distante, praticamente todos vieram prestigiar os alunos se formando”, afirmou.