eMuseu do Esporte chega a São Pedro da Aldeia

O prefeito Fábio do Pastel esteve presente e participou das atividades.
Foto: Bruninho Volotão

Um dos principais cartões-postais de São Pedro da Aldeia recebe até a próxima segunda-feira (21) o eMuseu do Esporte. O caminhão itinerante tem 14 metros de comprimento e está estacionado na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro. O eMuseu tem o objetivo de levar a cultura do esporte às cidades e também possui cunho social, voltado à educação e incentivo às práticas esportivas. A iniciativa manterá todas as medidas de prevenção à Covid-19 e terá acessibilidade.

A carreta leva cultura em formato inovador e interativo aos municípios e os moradores e visitantes de São Pedro da Aldeia terão essa atração até a próxima segunda-feira, dia 21, das 10h às 20h. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito Fábio do Pastel, o secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos, o presidente do Conselho de Consumidores da Enel, Emanuel Neto, autoridades e vários estudantes da cidade. 

Foto: Bruninho Volotão

O prefeito Fábio do Pastel disse estar feliz por ter o eMuseu na cidade. “Muito obrigado por essa parceria da Enel e com o Governo Estadual. Que bom que tem pessoas que olham para o esporte. Agradecer ao Emanuel Neto, ao Ricardo também que disse ‘vamos colocar a carreta, sim’. Hoje já estou bastante feliz, hoje já foram atendidas muitas crianças. Acredito que muitas crianças até segunda-feira passarão por aqui. De 10h às 20h acredito que vai passar muitas crianças por aqui. Um trabalho desse é muito importante para o jovem, para nós mesmos adultos. Eu fico feliz de estar recebendo essa carreta aqui no município”, afirmou.  

Ricardo Ramos, secretário de Esporte e Lazer, acredita que a carreta interativa é importante para a população aldeense. “Acho que é uma ferramenta de muita utilidade. Vai estreitar e vai trazer essa informação de quanto é importante praticar atividade física regular. Não só o esporte, a gente trata da saúde, a gente trata do convívio social e isso é muito importante. Obrigado a Enel por proporcionar esse patrocínio tão grandioso, faz com incentive o esporte. Na nossa gestão a gente está preocupado em usar o esporte para levar qualidade de vida para toda a população”, falou.

Foto: Bruninho Volotão

O projeto é promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Cidadania, com visitação das 10h às 20h. A atração contém 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições. E, nas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D. Entre as diversas atrações, um holograma da super atleta do basquete, Magic Paula, interage com os visitantes.

A coordenadora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama, está com expectativa boa para São Pedro da Aldeia. “Para nós do eMuseu do Esporte é muito gratificante. Estar de novo na Região dos Lagos, a gente está na oitava cidade, mais de 80 mil atendimentos. Temos expectativa grande aqui para São Pedro, com mais de mil atendimentos. Então a gente vai até segunda-feira (21) nesta praça incrível. Vamos estender as atividades até à noite, isso também é inédito. E a gente está com muitas atividades junto com os projetos sociais que a prefeitura tem, então a gente já recebeu escola, tem programação até o dia 21. E aqui a gente tem atividades para todas as idades. E a carreta é toda acessível, então vamos chamar todas as pessoas com deficiência, seja deficiente auditivo, visual… a carreta é gratuita e está aberta para toda população”, anunciou.  

O presidente do Conselho de Consumidores da Enel, Emanuel Neto agradeceu a cidade e destacou o esporte. “Queria em nome da Enel e de todos os consumidores de energia da Enel agradecer ao município de São Pedro da Aldeia pela recepção calorosa. Recebemos aqui o eMuseu com sua equipe toda motivada. E esporte é vida, esporte é saúde e a Enel não poderia deixar de estar longe. Patrocinando aquilo que faz bem para a população, aquilo que faz bem para o jovem”, disse. 

Além das atividades da carreta, foi criado um espaço ao lado com várias modalidades de esporte. Crianças puderam fazer tererês e papos. Atletas da cidade estiveram presentes e destacaram o eMuseu. A triatleta Raquel Costa disse que é uma experiência única. “Achei uma experiência muito boa. Retrata um pouco da realidade do esporte e incentiva também quem está participando a praticar esportes”, expressou. 

Otílio Nunes, atleta de taekendo, destaca a diversão do local. “É muito divertido. É uma realidade que não dá para explicar, apenas vindo para conhecer e sentir. Parece que você está na pista de skate ou está surfando. É muito divertido, está super aprovado. Eu recomendo”, declarou.  

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui