Search

Encerramento do curso Novos Mestres reúne pescadores e estudantes na Baleia

O curso de qualificação gratuito foi realizado em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Onda Azul, com apoio do FUNBIO

Os pescadores de São Pedro da Aldeia participaram da cerimônia de encerramento do projeto Novos Mestres na Associação do bairro Baleia, no sábado (08/06). Os alunos participaram de oficinas de carpintaria e construção naval, além de mecânica naval. O curso foi oferecido de forma gratuita e realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e o Instituto Onda Azul, com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). O barco confeccionado pelos participantes foi exibido durante o evento. Após a entrega do produto final, cada participante recebeu um certificado de conclusão.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, esteve presente e destacou “Parabéns a todos que se empenharam e celebram hoje a conclusão desse curso. Esse bairro é emblemático para a pesca do município. Seguindo a determinação do prefeito Fábio do Pastel, construímos os ranchos de pesca. Todo mundo se lembra como estavam as estruturas aqui, e agora, ficou de primeiro mundo. Já temos a proposta de levar essa estrutura para outros bairros. Gostaria de agradecer às parcerias, pois não conseguimos fazer nada sozinhos”, destacou.

Um dos pontos altos do curso foi a produção de um barco de pesca com motor que será destinado à Associação de Pescadores, assim como todo o material de construção e manutenção adquirido durante as aulas. Um dos objetivos é que a embarcação seja utilizada para realização do turismo de base comunitária.

Os alunos da E. M. Francisco Paes de Carvalho, no bairro Boqueirão, participaram de uma oficina sobre pesca artesanal na Laguna. Foi abordada a cultura da pesca Caiçara, mostrando os desafios enfrentados pelos pescadores. Na ocasião, foi lançado um livro contando a história da pesca no município com ilustrações feitas pelos próprios alunos.

O secretário adjunto Breno Bento dos Santos agradeceu a toda a equipe envolvida com o projeto e apontou a importância de manter a história e a tradição vivas por meio das próximas gerações. “A gente não pode deixar a cultura da pesca cair no esquecimento. É muito importante trazer isso para a sala de aula”, apontou.

O objetivo foi fortalecer a cultura da construção de barcos, como o conserto de motores a diesel, por exemplo. Além das oficinas teóricas e práticas, também foram realizadas rodas de conversas abertas aos pescadores e familiares. Como parte da iniciativa, também foram realizadas atividades de educação ambiental nas escolas com a produção de um livro infantil pelos alunos.

São Pedro da Aldeia possui importantes comunidades pesqueiras e o trabalho conjunto entre a prefeitura e instituições busca resgatar a arte da pesca e da construção de embarcações tradicionais, além de garantir mais autonomia aos pescadores artesanais locais.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui