Search

Encontro com Conselho Regional de Fisioterapia aborda cooperação técnica para ações na saúde

Reunião destacou a realização de ações de combate ao coronavírus na cidade e possíveis qualificações para a categoria
Gestão municipal aldeense e representantes do Crefito2 dialogaram sobre cooperação técnica - cr Ascom-PMSPA
Gestão municipal aldeense e representantes do Conselho Regional de Fisioterapia dialogaram sobre cooperação técnica - Foto: Ascom/PMSPA

Com objetivo de estreitar laços com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª região (Crefito2), o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu representantes do órgão para dialogar sobre ações do setor. Na reunião, foi pontuada a possibilidade de cooperação técnica entre o conselho e o município para qualificação dos profissionais da categoria, além de medidas para o enfrentamento da Covid-19 na cidade. 

Fábio destacou que a reunião foi favorável ao debate de temas importantes para a saúde pública municipal. “Nosso foco é a população aldeense, pois estamos lidando com vidas. O encontro foi muito produtivo, o conselho veio para somar e trazer sugestões como ações de ajuda para o município e oportunidades de qualificação aos profissionais da fisioterapia”, disse. 

O presidente do Crefito2, Dr. Wilen Heil Silva, ressaltou a disposição do conselho para cooperação com a gestão pública. “O encontro foi muito promissor, recebemos informações relevantes em relação a projetos que estão em andamento. O conselho se colocou à disposição do prefeito e da secretária de Saúde, para cooperação técnica. Também foi colocado em pauta possíveis ajustes do piso da categoria e insalubridade”.

No encontro, a secretária municipal de Saúde, Maria Márcia Fontes, apontou a relevância do diálogo com o conselho e do olhar humano e proativo para as ações da pasta. “É muito importante essa interação porque eles representam a categoria que é fundamental em todos os níveis da saúde pública, desde a atenção básica, até a média e alta complexidade. É preciso ter esse olhar de qualificar os profissionais, e de ter uma disposição proativa para que a gente faça uma saúde de qualidade”, reforçou.

Gestão municipal aldeense e representantes do Crefito2 dialogaram sobre cooperação técnica - cr Ascom-PMSPA
Presidente do Conselho de Fisioterapia parabenizou a administração aldeense pelos cuidados e ações humanizadas na saúde do município – Foto: Ascom/PMSPA

Sobre a iniciativa do município em estabelecer o apoio de um profissional de fisioterapia no tratamento e reabilitação de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Pacientes Graves (UPG), o presidente do órgão parabenizou a administração aldeense. “O município sai à frente com a iniciativa, mostrando o cuidado que a gestão tem com a população do município, inserindo os fisioterapeutas, que são os profissionais aptos a gerenciar os respiradores. Isso traz uma segurança a mais para os moradores da cidade, deixando claro que tem uma administração preocupada com a proteção e com a saúde do povo de São Pedro da Aldeia”, relatou.

Na ocasião, os representantes do conselho apresentaram ofício com a Lei que insere profissionais de fisioterapia nas UTIs, UPAs, além da possibilidade de parceria para inserção dos profissionais e de terapeutas ocupacionais nos três níveis de assistência e no combate à Covid-19 e, ainda, da pós-doença. Também foi levantada a possibilidade de qualificação dos profissionais, com cooperação técnica do Crefito 2, somando parcerias para obter recursos, que possam aumentar a implantação e valorização da categoria. Os representantes do conselho também presentearam a gestão municipal com símbolos da classe. 

Participaram da reunião, o Conselheiro do Crefito 2, Dr. João Magalhães, a representante do polo da Região dos Lagos, Dra. Tatiani Cardinot, a representante do conselho em São Pedro da Aldeia, Dra. Fernanda Suzarte e a representante adjunta Dra. Marcela Vanessa Alves Leal Freire.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui